Unidade realiza gratuitamente mamografia e ultrassonografia transvaginal, mamária, pélvica, de abdome total e obstétrica (do primeiro e segundo semestre, morfológica, com doppler e translucência nucal), além de biópsia, colposcopia e preventivo - Divulgação
Unidade realiza gratuitamente mamografia e ultrassonografia transvaginal, mamária, pélvica, de abdome total e obstétrica (do primeiro e segundo semestre, morfológica, com doppler e translucência nucal), além de biópsia, colposcopia e preventivoDivulgação
Por O Dia
SÃO GONÇALO - Foi reaberto ontem (22) em novo endereço o Espaço Rosa, que oferece exames e serviços diversos voltados à saúde da mulher. A unidade deixou o Hospital Luiz Palmier e passa a atender na Rua Francisco Portela nº 2744 no bairro do Zé Garoto, mas continua com o mesmo horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Ligado à Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo, o Espaço Rosa realiza gratuitamente mamografia e ultrassonografia transvaginal, mamária, pélvica, de abdome total e obstétrica (do primeiro e segundo semestre, morfológica, com doppler e translucência nucal), além de biópsia, colposcopia e preventivo. O foco é o diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer do colo do útero para tratamento imediato. Para agendar é preciso apresentar, além do pedido médico do SUS, xerox do RG, do CPF e do comprovante de residência.
Publicidade
Coordenado por Natália Rodrigues, o local conta com uma equipe multidisciplinar com psicóloga, ginecologista, mastologista e ultrassonografistas que dão ainda apoio psicológico para as pacientes diagnosticadas com câncer, acompanhando os processos de quimioterapia, mastectomia e pós-cirúrgico, caso necessários. Além dos atendimentos, há ainda ações em prol da coleta de cabelos para confecção de perucas para pacientes com câncer, produção e doação do sutiã do recomeço, da prótese de alpiste, de lenços e da almofada pós-cirúrgica, além de campanhas pontuais de realização da "tattoo legal".
“Por ser um mundo novo, no qual se cria muitas dúvidas sobre quimioterapia, mastectomia, pós-cirúrgico, alimentação, além de muitas serem abandonadas pelo marido e ficarem sozinhas sem apoio, criamos o grupo onde elas trocam experiências. Fazemos encontros, visitamos as que estão internadas ou operaram e doamos diversos utensílios para ajudar no cotidiano das pacientes e na autoestima das mesmas. Fazemos de tudo para aliviar esse momento tão difícil na vida de um paciente com câncer”, explica ela.
Publicidade
Atendida pelo Espaço Rosa desde maio do ano passado, Fátima Nunes retirou um quadrante do seio e quatro linfonódulos das axilas, sendo um deles positivo. Para ela o Espaço Rosa é um local de amor e acolhimento. "A unidade me proporcionou coisas maravilhosas. Aqui temos amizade, acolhimento, lazer e principalmente o carinho de que precisamos", exclama Fátima. Para ela, o novo endereço é de fácil acesso para quem está em tratamento e para as próximas mulheres que virão.
"As pessoas têm direito a exames e tratamentos eficientes e isso se trata de uma condição humana básica. Portanto, queremos respeitar e oferecer os melhores serviços à população. O Espaço Rosa é uma vitória do povo de São Gonçalo”, afirma o secretário municipal de saúde, Jefferson Gomes.
Publicidade