Chefe do Executivo gonçalense, que se despede do cargo no próximo dia 31, elencou seus feitos em quatro anos, que ficarão de legado à cidade - Divulgação
Chefe do Executivo gonçalense, que se despede do cargo no próximo dia 31, elencou seus feitos em quatro anos, que ficarão de legado à cidadeDivulgação
Por Irma Lasmar
SÃO GONÇALO - O prefeito José Luiz Nanci, pagou nesta segunda-feira (28) os salários dos servidores referentes ao mês de dezembro. Com isso, ele encerra o mandato em dia com o funcionalismo público. "O pagamento dos salários sempre foi prioridade em nosso governo. Tínhamos um compromisso com os servidores públicos. São eles que fazem a administração andar e garantem um atendimento de qualidade à população”, ressaltou o prefeito, lembrando que quando assumiu a Prefeitura, em 2016, os servidores estavam com os salários atrasados.
O prefeito fez um pequeno balanço das ações que realizou ao longo dos últimos quatro anos, com destaque nas áreas da Saúde, Educação, Infraestrutura, Finanças, Cultura, Esporte e Lazer. Com mais de 19 mil partos realizados e 130 atendimentos em seu governo (2017-2020), Nanci inaugurou a Maternidade Mário Niajar, no Alcântara, em 2017; levou o Espaço Rosa, equipamento voltado à saúde da mulher, para uma área independente e acessível; instalou núcleos de fisioterapia nos postos de saúde e nas clínicas da família; ampliou o horário de atendimento médico e de exames em várias unidades; montou um centro de imagens no Hospital Luiz Palmier; criou o Centro de Castração Animal; adquiriu a Casa de Saúde Menino Deus e a transformou no Hospital de Retaguarda Gonçalense, que hoje cuida de pacientes com Covid-19; e reabriu a Clínica Dr Zerbini, no Arsenal, que estava fechada há sete anos.
Publicidade
Ainda na área da Saúde, o chefe do Executivo gonçalense - que se despede do governo no próximo dia 31 - inaugurou o Centro Especializado em Odontologia (CEO) e o Centro Especializado em Reabilitação (CER) junto ao PAM de Neves; adquiriu novas ambulâncias para o Samu e para o atendimento especializado; criou a base do Samu em Vista Alegre; inaugurou o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas no Alcântara e a Residência Terapêutica no Porto da Madama; entre outros equipamentos.

Na Educação, Nanci inaugurou as escolas Nicanor Ferreira Nunes, no Jardim Catarina, Nice Mendonça de Souza e Silva (primeira escola bilíngue em São Gonçalo) e a Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Margarida Maria Garcia de Araújo, as duas últimas localizadas no Condomínio Residencial Venda da Cruz; também entregou à população a Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Maria Noêmia Lopes Pires, localizada no bairro Santa Catarina, que atende 104 crianças com idades de 3 a 5 anos.
A gestão de Nanci garantiu também a entrega de kits escolares, mochilas e uniformes; uma creche na Escola Municipal Aurelina Dias Cavalcanti, no Amendoeira; o Centro de Referência Municipal em Autismo Professora Maria José da Silva Rodrigues, no Gradim; e dez novos ônibus para a rota escolar, somando 38 veículos em atuação. O governo ainda inaugurou o novo prédio da Escola Municipal São Miguel; realizou parceria com o Polo Cederj - Universidade Aberta do Brasil (UAB), localizado no Ciep 250 Rozendo Rica Marcos, no bairro Gradim; criou a Biblioteca Municipal Genebaldo Rosa, no Mutondo; reformou e cobriu a quadra da Escola Municipal Alberto Pasqualine, em Maria Paula; e adquiriu 11 novos veículos de passeio (Versa Sedan), duas picapes, quatro vans e dois caminhões para a Secretaria de Educação.
Publicidade
Na área da infraestrutura, José Luiz Nanci concluiu obras de pavimentação em regime de mutirão em cerca de 60 quilômetros de vias em vários bairros da cidade e aproximadamente 50 quilômetros de asfalto em ruas, avenidas e travessas. E, entre outros legados, estão ainda a inauguração do Teatro Municipal; de academias da saúde; do Circuito Esportivo do Jardim Catarina; da quadra poliesportiva do Mutuá; e da Feira Nordestina de Neves.