Consultórios de posto de saúde de São  Gonçalo foram invadidos e tiveram equipamentos depredados  - Divulgação
Consultórios de posto de saúde de São Gonçalo foram invadidos e tiveram equipamentos depredados Divulgação
Por Irma Lasmar
SÃO GONÇALO - O posto municipal de saúde Adolfo Lutz, no bairro Amendoeira, foi alvo esta manhã de invasão e vandalismo (FOTOS NA GALERIA AO FINAL DA MATÉRIA). Devido ao estrago, as atividades da unidade estão suspensas. A previsão é de que volte a funcionar na quarta-feira (10). A Diretoria, que afirma que nada foi furtado, ainda contabiliza os prejuízos dos insumos inutilizados, que foram encontrados espalhados pelo chão e móveis. Todos os consultórios, a cozinha, a sala de espera e os banheiros foram afetados com desordem e sujeira. No entanto, não havia atendimento médico agendado. A Polícia Civil ainda investiga os responsáveis pelo ato.
O posto não estava entre os três polos sanitários e duas clínicas municipais onde foi concentrada a vacinação dos grupos prioritários contra a Covid-19. Por isso, a Secretaria de Saúde, por meio de nota, divulgou não haver ligação entre o ato de vandalismo e o processo de imunização que está sendo realizado no município. As doses da CoronaVac se esgotaram na sexta-feira (5) no município. A operação de vacinação foi criticada pela população por atender pessoas de cidades vizinhas. O Ministério Público interviu, encaminhando no sábado (6) uma recomendação ao Secretário de Saúde, André Vargas, para que fossem priorizados os munícipes gonçalenses. 
Com a previsão de receber nova remessa na próxima terça-feira (9), a Prefeitura de São Gonçalo realizou mudanças no Plano de Ação Municipal. Para garantir que a população local seja imunizada, além de evitar filas, trabalhadores da área de saúde terão que comprovar vínculo com a Prefeitura. Nesta segunda-feira, a Secretaria de Saúde segue imunizando profissionais de saúde somente da rede municipal, em seus locais de trabalho. Por enquanto, não haverá vacinação para a população em geral nos postos de saúde.

A nova fase de vacinação está prevista para ter início na quarta-feira (10), caso se confirme a entrega da nova remessa de vacinas nesta terça-feira. A definição dos locais de imunização dependerá da quantidade de doses que o município receberá. O Ministério da Saúde ainda não informou o quantitativo a ser disponibilizado nesta remessa.

A vacinação permanece na fase 1. Neste grupo, já foram contemplados os trabalhadores das Instituições de Longa Permanência de Idosos e de Residências Inclusivas; profissionais dos serviços de saúde das redes pública e privada, tanto da urgência quanto da atenção básica, envolvidos diretamente na atenção para os casos suspeitos e confirmados de covid-19, a chamada linha de frente. Este grupo começará esta semana a receber a segunda dose da vacina, em seus locais de moradia e/ou trabalho, para concluir a imunização.

Ainda na fase 1, voltarão a ser vacinados quando novas remessas de vacina forem entregues os demais trabalhadores de saúde com comprovação de vínculo a serviço de saúde dentro do município, em unidades das redes pública e privada; além dos idosos com mais de 90 anos residentes em São Gonçalo.

Todos os profissionais da saúde serão contemplados com a vacinação. Entretanto, a ampliação da cobertura desse público será gradativa, conforme a disponibilidade de vacinas.

Desde o início da campanha de vacinação contra covid-19, o município de São Gonçalo vem cumprindo o que determina o Ministério da Saúde, tanto na utilização e reserva das vacinas quanto no atendimento aos grupos prioritários. As filas registradas nas unidades municipais na última semana foram consequência da alteração feita por outros municípios, que suspenderam a vacinação dos trabalhadores da saúde, o que causou uma demanda excessiva nos postos de atendimento gonçalenses.

Documentos – Todos que se encaixam no perfil do público-alvo nesta nova fase e buscam a imunização devem portar um documento de identidade com foto, além do comprovante de residência. No caso dos profissionais de saúde que não moram em São Gonçalo mas trabalham na cidade, será necessária a comprovação de vínculo ao serviço de saúde no município, com apresentação de documento oficial de identificação ou declaração emitida pelo órgão competente que comprove a devida vinculação.