Por Irma Lasmar
SÃO GONÇALO - A Secretaria Municipal de Saúde continua imunizando contra o coronavírus, nesta sexta-feira (05) e sábado (06), idosos a partir de 79 anos em oito pontos de vacinação, três deles com drive-thru, das 8h às 17h. Além destes, também devem se vacinar profissionais de saúde com mais de 60 anos que trabalham em hospitais locais ou que moram na cidade e atuam em hospitais fora dela. São eles: técnico em radiologia, enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem, médico, fisioterapeuta, nutricionista, odontólogo, fonoaudiólogo, psicólogo, biólogo, farmacêutico, assistente social, biomédico e auxiliar e técnico de saúde bucal. Pessoas com mais de 90 anos têm prioridade nas filas.
A Secretaria também aplica a segunda dose da CoronaVac os idosos e funcionários da saúde que completaram 21 dias após receberem a primeira dose. Estão neste grupo aqueles que foram vacinados a partir do dia 11 de fevereiro. Para isso, é preciso estar munido do comprovante da primeira dose da CoronaVac aplicada em São Gonçalo. Aqueles que não levarem o comprovante ou apresentarem comprovante de outra cidade não serão imunizados. Os que foram vacinados com o imunizante Oxford/Astrazeneca devem aguardar o intervalo da vacina, que é de 12 semanas, e ainda não está disponível.
Publicidade
Idosos com mais de 80 acamados que são atendidos pela Estratégia Saúde da Família (ESF) estão sendo vacinados em casa. Parentes e responsáveis de acamados ou com mobilidade reduzida, com mais de 79 anos, que não são atendidos pelo programa, podem procurar unidades de saúde mais próximas de suas residências para cadastrar o idoso para receber a vacina em casa. As vacinas já estão reservadas para os acamados, que serão vacinados dependendo da disponibilidade das equipes.
A população pode acompanhar o site www.saogonçalo.rj.gov.br e as redes sociais da Prefeitura, que informam sobre a vacinação e quem tem prioridade.

Balanço – Ao todo, a cidade vacinou com a primeira dose 41.083 pessoas, sendo 22.220 trabalhadores da saúde, 16.338 idosos com mais de 79 anos, 1.617 funcionários e pessoas em Instituições de Longa Permanência (Ilpis), 105 pessoas de residências terapêuticas e 803 acamados. Até as 16h desta quinta-feira (4), 12.580 tinham sido imunizadas com a segunda dose, sendo 95 trabalhadores da saúde e 268 idosos nesta quarta-feira (03).
Publicidade
Locais de vacinação, de segunda a sábado, das 8h às 17h:
– Polo Sanitário Dr. Washington Luiz, Zé Garoto

– Ginásio do Clube Mauá, Centro

– Umpa Nova Cidade

– Clínica Gonçalense do Mutondo

– Polo Sanitário Dr. Hélio Cruz, Alcântara

– Clínica da Família Dr. Zerbini, Arsenal

– Polo Sanitário Rio do Ouro
Publicidade
Pontos com drive-thru:

– Campo do Clube Mauá, Centro

– Centro de Tradições Nordestinas, Neves

– Umpa Nova Cidade
Dias de vacinação para grupos de segunda dose:
Publicidade
– Quem tomou a primeira dose em: 11/02, pode tomar a segunda dose até sábado (06)

– Quem tomou a primeira dose em: 12/02, pode tomar a segunda dose de sexta (05) a terça-feira (09)

– Quem tomou a primeira dose em: 13/02, pode tomar a segunda dose de sábado (06) a quarta-feira (10)
Público-alvo e documentação solicitada para a primeira dose:
Publicidade
– Profissionais de saúde com mais de 60 anos que trabalham em hospitais de São Gonçalo e moram na cidade: identidade funcional, comprovante de trabalho em área hospitalar, CPF ou cartão do SUS e carteira de vacinação;
– Profissionais de saúde com mais de 60 anos que trabalham em unidades hospitalares de São Gonçalo e que residem em outros municípios: identidade funcional, comprovante de trabalho em área hospitalar de São Gonçalo, CPF ou cartão do SUS e carteira de vacinação;
Publicidade
– Profissionais de saúde com mais de 60 anos que trabalham em hospitais de outros municípios e residem em São Gonçalo: identidade funcional, comprovante de trabalho em área hospitalar, comprovante de residência de São Gonçalo, CPF ou cartão do SUS e carteira de vacinação;
– Idosos (idades definidas de acordo com o calendário): identidade, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência e carteira de vacinação.