Coronavac e Astrazeneca estão disponíveis para segunda dose; a Pfizer nãoDivulgação

Por Irma Lasmar
SÃO GONÇALO - Continua neste sábado (3) a vacinação contra o coronavírus em munícipes a partir dos 28 anos, mediante apresentação de um comprovante de residência. São doze pontos disponíveis na cidade, quatro deles com drive-thru, no horário das 8h às 17h. Os gonçalenses devem chegar sempre até meia hora antes do fechamento das portas. Ontem (sexta, dia 2), a Secretaria Municipal de Saúde recebeu mais 4.365 doses do imunizante Pfizer e outros 18.650 de Astrazeneca, garantindo assim o prosseguimento da campanha de imunização na cidade. 
Para receber a aplicação, todos devem apresentar CPF ou cartão do SUS, caderneta de vacinação e comprovante de residência no próprio nome. Quem não tiver comprovante de endereço no próprio nome, diz a Prefeitura de SG, poderá apresentar comprovante no nome de seus pais ou cônjuge, desde que comprove o parentesco.

Na próxima semana, a imunização será para pessoas com mais de 25 anos a partir da segunda-feira (5), mais de 22 anos a partir da quarta-feira (7) e todos com mais de 18 anos a partir da sexta-feira (9), abrangendo, assim, todo o público-alvo da vacina contra a Covid-19. Mesmo após as datas, os imunizantes continuarão disponíveis para todos os munícipes. Nos dias úteis, a Clínica Gonçalense do Mutondo e a Clínica Dr. Zerbini, no Arsenal, funcionam em horário excepcionalmente estendido, das 8h até 21h.

O drive-thru da Unidade Municipal de Pronto Atendimento (Umpa) de Nova Cidade será remanejado para o Clube Mauá a partir de segunda-feira (5), para que os funcionários do posto se concentrem na demanda de vacinação de pedestres, que terão atendimento ampliado. Dez pontos de vacinação funcionam de segunda a sábado, das 8h às 17h. 

As grávidas que tomaram o imunizante Astrazeneca vão receber a segunda dose da Pfizer, segundo informe técnico da Secretaria de Estado de Saúde. Elas estão aptas para esta vacina, em São Gonçalo, a partir do fim de julho. Vale lembrar que só as grávidas, puérperas e lactantes têm exclusividade para tomar a vacina da Pfizer. Também é permitido às pessoas com comorbidades, doenças neurológicas crônicas e deficiência permanente tomarem esta marca, ainda de acordo com o Governo do Estado, porém sem exclusividade, já que estes grupos podem ser vacinados com as outras. Para ter escolha do imunizante, o gonçalense precisa apresentar um laudo médico indicando a aplicação da vacina escolhida e os motivos.

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo também continua vacinando portuários, trabalhadores da educação, profissionais de educação física, guardas municipais, veterinários – que precisam estar trabalhando e comprovar o vínculo com São Gonçalo (empregatício ou de residência); grávidas, puérperas e lactantes com bebês de até 12 meses sem comorbidades com autorização médica; estagiários da saúde atuando em unidade hospitalar; pessoas com comorbidades, doenças neurológicas crônicas, deficiência permanente e síndrome de Down, trabalhadores da saúde da linha de frente e profissionais da área biomédica e terapêutica – todos acima dos 18 anos.

Para a segunda dose, estão disponíveis as vacinas Astrazeneca e Coronavac, com intervalo respectivamente de 12 semanas e de 21 dias a partir da primeira dose de cada uma delas. Para isso, é preciso estar munido do comprovante da primeira dose aplicada no município. A segunda dose da Pfizer ainda não está disponível. 

Balanço – Desde o início da campanha, a cidade vacinou 433.012 pessoas. Destas, 8.396 receberam a dose única da Janssen. Ao todo, 32.211 trabalhadores da saúde, 135.807 idosos com mais de 60 anos, 1.692 funcionários e pessoas em Instituições de Longa Permanência (Ilpis), 105 pessoas de residências terapêuticas, dois indígenas, 82.365 pessoas com comorbidades, 1.290 pessoas com deficiência permanente, 8.170 trabalhadores da educação, 373 trabalhadores das forças de segurança e salvamento, 2.788 acamados, 160.534 pessoas da população em geral com mais de 28 anos, 3.590 pessoas privadas de liberdade, 39 pessoas em situação de rua, 161 portuários e 3.885 gestantes, puérperas e lactantes foram vacinados. Até as 16h desta sexta-feira (2), 142.016 pessoas tinham sido imunizadas com a segunda dose.