A iniciativa abastecerá mais de 40 hospitais no estado do Rio de JaneiroDivulgação
Para a diretora médica da Clínica de Hemoterapia de Niterói, Catarina Finkel, esta é uma causa nobre e pode ser realizada com segurança. "O Pátio Alcântara é um dos principais polos econômicos do município. A ação pública com certeza trará benefícios para todos os moradores de São Gonçalo e região. A doação de sangue ocorrerá dentro dos protocolos de segurança do Ministério da Saúde, com a adoção de medidas de prevenção para evitar a propagação do vírus e para que não haja risco aos doadores”, afirma.
A iniciativa abastecerá mais de 40 hospitais no estado do Rio de Janeiro, como o Municipal Ronaldo Gazolla, Clínica São Gonçalo e Samcordis.
A ação possui uma criteriosa seleção daqueles que podem doar, atendendo a princípios como, a verificação da quantidade de sangue (hematócrito e hemoglobina) passível de doação, sem prejuízo ao doador, além da avaliação clínica de outros riscos possíveis. Basta estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente. Importante evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e respeitar o prazo de 12 horas para bebidas alcoólicas. Se estiver com sintomas de gripe ou resfriado, ou tiver tomado vacina recentemente, não deve doar temporariamente.
- Vacina de gripe – 48h (2 dias);
- Vacina Astrazeneca/Pfizer – após 7 dias;
- Candidatos que apresentaram infecção pela Covid-19 são considerados inaptos por um período de 30 dias.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.