A educadora é especialista em Gestão Escolar e Literatura Infantil e atua como professora em Maricá e coordenadora pedagógica em ItaboraíDivulgação / Roberta de Souza

SÃO GONÇALO - Menina de comunidade que se tornou pedagoga, professora, contadora de histórias, cronista, contista e poetisa, Vanessa Andrade lança seu primeiro livro infantil, IrmãoZinho IrmãoZão, pela Editora Proverbo. Em sua agenda estão um evento virtual no dia 01 de outubro, às 15h, com inscrição gratuita pela plataforma Diáspora Black (vagas limitadas), e outro presencial, no dia 2, das 10h às 14h, no Quintal da Sell (Rua Costa do Sol nº 494, São Bento da Lagoa), em Itaipuaçu, Maricá.
A obra conta a história de dois irmãos sob o ponto de vista de cada um dos personagens, que são muito diferentes em seus modos de pensar e de agir, o que torna a relação fraterna não muito fácil. Mas será que eles conseguirão superar suas diferenças? Além de ser um livro infantil leve e divertido para crianças de todas as idades, estes irmãos cheios de personalidade trazem uma temática afrocentrada, que toca a memória afetiva do leitor, principalmente os de cor de pele preta.
Filha de Servilho e Vilma, Vanessa Andrade, 37, nasceu na comunidade da Maré, no Rio de Janeiro. Desde muito cedo, encantou-se pela literatura e pela arte de ensinar: sua casa abrigava também uma pequena escola, onde dividia o professorado com sua mãe. Mãe de dois meninos e de uma cadelinha basset, a educadora é especialista em Gestão Escolar e Literatura Infantil e atua como professora na rede municipal de Maricá desde 2011 e coordenadora pedagógica na rede municipal de Itaboraí desde 2013.