Cerca de 100 alunos do 5º ano das Escolas Municipais Santa Luzia, Visconde de Sepetiba, Joaquim Lavoura, Professor Evadyr Molina e Nice Mendonça de Souza e Silva fizeram parte da formatura.Divulgação PMSG - Foto: Lucas Alvarenga
Formatura do Proerd reúne alunos no Teatro Municipal de São Gonçalo
Estudantes da rede municipal de ensino integram projeto da PM
Cerca de 100 alunos do 5º ano das Escolas Municipais Santa Luzia, Visconde de Sepetiba, Joaquim Lavoura, Professor Evadyr Molina e Nice Mendonça de Souza e Silva fizeram parte da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) da Polícia Militar do Rio de Janeiro, na última terça-feira (7), no Teatro Municipal de São Gonçalo. O evento contou com a participação do secretário de Educação, Maurício Nascimento, que exaltou o trabalho que está sendo feito nas escolas.
“O Proerd é muito bem aceito dentro de nossas escolas, sendo essa parceria com a Polícia Militar de suma importância para o nosso município, orientando nossos alunos e, acima de tudo, contribuindo para formar cidadãos de bem”, comentou Maurício Nascimento.
Segundo as informações, hoje em dia, o programa atende 17 escolas do município de São Gonçalo, totalizando 620 alunos. Para a formatura, eles foram separados por grupos para manter o distanciamento social. No evento, as crianças que fizeram redações sobre o projeto foram presenteadas com medalhas.
“É um projeto que vem mudando a vida dos nossos alunos, eles gostam muito das aulas com o instrutor. Os assuntos abordados foram drogas, bebidas alcóolicas e vícios, trazendo situações do dia a dia. Inclusive, muitas vezes, as crianças vivenciam problemas em casa e, através da conversa com o instrutor, conseguem trazer o problema para sala de aula e são orientados da melhor forma”, pontuou a professora Silvana Gomes, da Escola Municipal Santa Luzia.
A aluna Ágatha Lucia, que frequentou as aulas, foi uma das premiadas no concurso de redação. Em seu texto, ela agradeceu o apoio que o projeto vem dando aos alunos. “Eu aprendi que não podemos usar drogas. O tio Fábio sempre fala que não é bom nós usarmos para não prejudicar a nossa saúde e também para evitar acidentes e brigas. Não tenho nem palavras para agradecer ao nosso instrutor que está desde o começo nos incentivando a não aceitar drogas e bebidas de ninguém”, contou Ágatha Lucia.
Na ocasião, a Polícia Militar foi representada pelo major Alves, que em seu discurso, parabenizou os formandos e agradeceu às professoras e diretoras que estavam presentes. Ele ressaltou a importância da PM não só proteger, mas também servir a população. “É uma alegria para o comando do Batalhão contribuir com a educação e com a formação dos alunos. É uma felicidade muito grande para nós poder ter essa abertura através da escola, além de mostrar o lado humano da Polícia Militar, com o lema de servir e proteger”, afirmou Alves.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.