Atendimento da vacinação contra a Covid-19 será suspenso para o Natal e retorna na segunda-feira (27). Divulgação PMSG - Foto: Renan Otto

A Secretaria de Saúde e Defesa Civil da cidade de São Gonçalo vai vacinar nesta quarta-feira (22) e quinta-feira (23) todos os gonçalenses com mais de 12 anos contra o coronavírus e depois vai suspender o atendimento. Na sexta-feira (24), véspera de Natal; e sábado (25), Natal, os pontos de vacinação não vão funcionar. Segundo a Secretaria, o planejamento é seguir o Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde e aplicar a dose de reforço com intervalo de quatro meses da segunda dose para todos com mais de 18 anos. "Os imunossuprimidos também passam a ter a dose de reforço, respeitando o intervalo de quatro meses da dose adicional", informou a pasta no texto.

Conforme as informações, o município de São Gonçalo vai vacinar, até quinta-feira (23), nas clínicas gonçalenses do Mutondo e Dr. Zerbini, no Arsenal, das 8h às 21h; e em outros onze locais, das 8h às 17h. A Unidade Municipal de Pronto-atendimento (Umpa) de Nova Cidade não vacina mais contra o coronavírus. Após o Natal, a aplicação das vacinas será retomada na segunda-feira (27).

O Saúde gonçalense informou que todos os locais têm o imunizante da Janssen. "Ele está sendo aplicado nas pessoas com mais de 18 anos e que têm intervalo de mais de dois meses da dose única. As gestantes e puérperas que tomaram dose única da Janssen fazem o reforço com a Pfizer. A Semsa continua aplicando as outras vacinas contra o coronavírus em toda a população com mais de 12 anos com a primeira e segunda dose, esta para quem tem intervalo de 21 dias", informou a Prefeitura no texto.

A dose de reforço está disponível para todos com mais de 18 anos e que tenham tomado a segunda dose há mais de quatro meses. A dose adicional dos imunossuprimidos está sendo aplicada naqueles que têm mais de 28 dias de intervalo da segunda dose. E a dose de reforço está sendo aplicada naqueles que já tomaram a dose adicional há mais de quatro meses.

São Gonçalo realiza o intercâmbio de vacinas dependendo da necessidade e doses disponíveis em cada local de vacinação. Para a aplicação da primeira dose, as pessoas com mais de 18 anos precisam levar carteira de vacinação e cartão do SUS ou CPF. Os menores de 18 anos devem apresentar caderneta de vacinação, cartão do SUS ou CPF, identidade e ir acompanhado de uma pessoa responsável com mais de 18 anos.

Para a segunda dose, é obrigatório apresentar documento de identidade e o comprovante de vacinação da primeira dose. Para a dose de reforço é necessário levar identidade e comprovante de segunda dose. Para a dose adicional e de reforço dos imunossuprimidos, o comprovante da segunda dose aplicada/dose adicional, identidade e o comprovante/laudo da doença imunossupressora, respectivamente.

Balanço – Segundo a Prefeitura, desde o início da campanha, a cidade vacinou 740.724 pessoas com a primeira dose ou dose única. Destas, 22.255 receberam a vacina da Janssen. "Ao todo, 32.633 trabalhadores da saúde, 138.001 idosos com mais de 60 anos, 1.765 funcionários e pessoas em Instituições de Longa Permanência (Ilpis), 105 pessoas de residências terapêuticas, dois indígenas, 84.998 pessoas com comorbidades, 1.357 pessoas com deficiência permanente, 8.282 trabalhadores da educação, 414 trabalhadores das forças de segurança e salvamento, 2.959 acamados, 390.862 pessoas da população em geral com mais de 18 anos, 3.907 pessoas privadas de liberdade, 270 pessoas em situação de rua, 311 portuários, 65.168 adolescentes entre 12 e 17 anos e 9.690 gestantes, puérperas e lactantes foram vacinados", informou o Executivo no comunicado.

"Ao todo, 619.668 pessoas foram imunizadas com a segunda dose. Com a dose de reforço estão vacinados: 88.671 idosos, 1.160 imunossuprimidos, 1.167 acamados, 9.120 profissionais de saúde, 5 gestantes, 20 profissionais da educação, 13 pessoas com deficiência permanente e 14.443 pessoas da população em geral tomaram a dose de reforço ou adicional", completou.

Os locais de vacinação de quarta-feira (22) e quinta-feira (23) são: O Polo Sanitário Dr. Washington Luiz, Zé Garoto, o Salão do Clube Mauá, Centro, a Clínica Gonçalense do Mutondo, o Polo Sanitário Dr. Hélio Cruz, Alcântara, a Clínica da Família Dr. Zerbini, Arsenal, o Polo Sanitário Rio do Ouro, o PAM do Coelho, o Cras de Vista Alegre, o PAM de Neves, a Umpa Pacheco, o Polo Sanitário Paulo Marques Rangel, Portão do Rosa, o Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, Jardim Catarina e a Clínica Municipal do Barro Vermelho.
Já o Ponto com drive thru continua no Campo do Clube Mauá, no Centro. 
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.