A médica generalista, Dra. Ana Sodré, alerta sobre o perigo do sobrepeso.Divulgação
A psicóloga Wilsimara Souza explica que no olhar popular, há vários desalinhamentos no entendimento sobre a autoestima. A visão mais comum seria o gostar ou não do que refletimos no espelho. A autoestima está ligada a auto imagem, auto validação e a avaliação que se faz de si.
E na busca pela qualidade de vida até mesmo cuidar do sorriso é uma questão de saúde. A Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, do Ministério da Saúde, aponta uma média de que adultos com 28 anos já perderam 5 dentes (do total de 32). A cirurgia dentista da Oral Unic São Gonçalo, Lauane Alves, que atende no bairro Zé Garoto, explicou sobre a saúde bucal e como o sorriso e a autoestima estão diretamente relacionados, sendo um elemento de interação social.
A acompanhante Maria Aparecida é um desses exemplos. "Antes do meu tratamento meus dentes eram horríveis. Eu não sorria e procurava conversar com a boca mais fechada que pudesse, ou colocava a mão na frente. Agora não", desabafou a moradora de São Gonçalo.
Outro exemplo para lembrar do cuidado com a saúde é em relação ao sobrepeso. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) os índices de obesidade triplicaram de 1975 até esse ano. A médica generalista, Dra. Ana Sodré, conta do perigo dessa doença, que é considerada o mal do século, e explica o que fazer para manter uma vida mais saudável e reverter esse quadro.
"A obesidade está relacionada a um desequilíbrio entre o que é ingerido e o que é gasto, que tem relação com atividades e metabolismos, por exemplo. Evitar alimentos industrializados, aumentar consumo de folhas e verduras e procurar um profissional adequado", frisou a médica generalista Dra. Ana Sodré.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.