"Desde o primeiro dia de governo, estamos trabalhando muito para que cada centavo seja revertido em benefício para a população gonçalense", destacou Ruas.Divulgação
Elaborado pela Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe), sob a responsabilidade do secretário Douglas Ruas, os primeiros projetos já começam a ganhar vida e mudar a realidade da cidade.
O plano está dividido em cinco eixos: Cidade Segura, Cidade Saudável, Cidade Bem Cuidada e Organizada, Cidade Justa e Inclusiva, Gestão Eficiente e Transparente.
Ao todo, foram estipuladas 34 metas definidas a partir de consultas feitas pela Prefeitura às secretarias municipais e refletem as ações prioritárias do governo do prefeito Capitão Nelson a médio e longo prazos.
"O processo, que foi liderado pelo governador Cláudio Castro, ficará marcado na história de São Gonçalo como o maior aporte financeiro nos cofres públicos da história da Prefeitura. Desde o primeiro dia de governo, estamos trabalhando muito para que cada centavo seja revertido em benefício à população gonçalense. Cada eixo foi elaborado com muito cuidado, observando as principais demandas e urgências da cidade. Tenho a certeza de que muito mais está por vir com os projetos que estão em andamento", garante o secretário de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Douglas Ruas.
"Os governos estadual e federal não permitem que você faça captação de recursos para investir em um imóvel que não é do poder público, que pertence ao privado, pois qualquer melhoria seria revertida em benefício particular, e não da população. Temos um total de 117 unidades de Atenção Básica, das quais 41% são alugadas ou cedidas. Já temos em andamento 12 unidades em processo de licitação, posso citar a Clínica do Colubandê, que será nos moldes da Clínica do Mutondo, com porte para atender 32 mil pessoas, com oito equipes da saúde", disse o secretário Douglas Ruas.
No quesito segurança, uma das pautas mais sensíveis do município de São Gonçalo, a principal ação estabelecida pelo plano é a implantação do Centro de Monitoramento, que no primeiro momento contará com 200 câmeras. Segundo o secretário, a tecnologia será uma importante aliada do Executivo municipal em várias frentes. E para reforçar o patrulhamento na cidade, em uma colaboração do Governo do Estado, o programa São Gonçalo Presente recebeu o reforço de mais 150 agentes, contribuindo ainda mais para a redução dos índices de criminalidade na cidade.
"Com o Centro de Monitoramento, vamos ter uma resposta mais rápida para questões relacionadas à segurança, trânsito, defesa civil e outras áreas. As câmeras são equipadas com tecnologia para reconhecimento facial, leitura de placas de veículos e identificação de armas de fogo. Tenho certeza de que o Centro de Monitoramento será um grande aliado para baixar ainda mais os índices de criminalidade, já que já temos alcançado os melhores desde 2004, e tornar São Gonçalo uma cidade mais resiliente e segura", destacou Ruas.
Os investimentos nas áreas de urbanismo, mobilidade e saneamento, são, até o momento, os que estão mais avançados. Desde o lançamento do plano Novos Rumos em setembro do ano passado, foram entregues à população mais de 20 quilômetros de ruas asfaltadas em diversos pontos da cidade, através dos programas Asfalta São Gonçalo e Mãos à Obra.
Assim como na Saúde, a rede de Assistência Social será totalmente formada por equipamentos pertencentes à Prefeitura Municipal de São Gonçalo. A cobertura desse serviço será ampliada, com a criação de polos que serão centros de oferta de serviços sociais.
Na educação, serão implementadas salas digitais na rede municipal. As escolas passarão a contar com impressoras 3D, inserindo os alunos no contexto da tecnologia, e a expectativa é que esse processo tenha sido concluído até o final do ano.
Com foco numa gestão moderna e transparente, audiências e consultas públicas já foram realizadas para tornar a gestão mais colaborativa, assim como o desenvolvimento de um portal para garantir transparência ao uso dos recursos provenientes da Cedae.
E para administrar tudo isso, está em processo de elaboração o projeto da nova sede da Prefeitura, que pela primeira vez reunirá em um só lugar todas as secretarias, com uma estrutura moderna e sustentável.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.