O sambista Fernando Procópio faz show no Beco do Rato, na Rua Joaquim Silva, 11, no Centro, Rio de Janeiro, no próximo domingo (23), às 16h.Divulgação
Na última semana, ele lançou o primeiro clipe da carreira, o single "Na Boca do Povo''. Artistas como Astrid, apresentadora do GNT, e Adriane Galisteu já haviam compartilhado uma gravação amadora da música sendo cantada e tocada por Procópio em uma roda de samba. Tamanho sucesso o levou ao programa da Eliana, no SBT, no quadro Famosos da Internet.
"É um partido-alto nato, de pergunta e resposta. Apresentei a ideia pro meu parceiro, Tinho Brito, e ele topou de cara o desafio. Com essa canção vencemos o Batuque da Boa, concurso promovido pela cervejaria Antártica, no Parque Madureira, que premiou o melhor samba inédito de 2018", lembra Procópio.
Ele disse que a reação das pessoas ao conhecerem o partido alto nas rodas onde ele se apresenta tem sido calorosa. "O samba, assim como a sociedade num todo, ainda está em processo de derrubada dos preconceitos, do machismo, mas como essa ideia do Na Boca do Povo foi muito diferente e jamais levantada num samba dessa forma, o pessoal se surpreendeu com a ousadia da canção e vibrou, e ainda vibra, a cada verso", afirmou Fernando.
Personalidades como Astrid Fontenelle, Adriane Galisteu e o ator Jarbas Homem de Mello, marido da também atriz Claudia Raia, compartilharam e fizeram elogios a Fernando nas redes sociais.
Procópio já havia viralizado três anos atrás com Eu Vos Declaro, samba pró-casamento homoafetivo. A música teve mais de 4 milhões de visualizações somente no Facebook. O novo sucesso, em 2022, impulsionou a agenda de shows do artista e a presença na televisão. Fernando se apresentou no programa Eliana do SBT no quadro Famosos da Internet. “Amei a mensagem. Um samba de qualidade. Por isso que viralizou”, disse a loira.
Quarta geração do samba
Fernando Procópio é o cara que realmente pode dizer que tem uma família do samba. Ele é da quarta geração de sambistas que tocaram com mestres da música popular brasileira.
No clipe de Na Boca do Povo, o partideiro pega um megafone e atrai atenção de uma galera para, de forma divertida, questionar tabus da sociedade. “Foi tudo gravado em um dia. Eu fiquei muito feliz com o resultado. O clipe tá muito bonito. Agora é botar na boca do povo, deixar as pessoas verem e ouvirem”, finalizou Fernando.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.