Rocco exibe seus quadros na laje de sua casa, em São João de Meriti - FOTOS: Luciano Belford/Agência O Dia
Rocco exibe seus quadros na laje de sua casa, em São João de MeritiFOTOS: Luciano Belford/Agência O Dia
Por O Dia
Devido aos efeitos da pandemia do novo coronavírus, projetos solidários estão se mobilizando na Baixada Fluminense, para arrecadar alimentos e contribuições para serem doados a quem se tornou mais vulnerável com a crise. A Campanha Candomblé Solidário surgiu logo que os primeiros casos foram registrados no Rio e já tem 200 pessoas inscritas. Municípios como São João de Meriti, Nilópolis e Duque de Caxias são contemplados pelo grupo.
A presidente do projeto, Iyalorisa Janaína D’ Osaniyn, disse que o maior incentivo veio dos próprios amigos que coletam as doações em vários bairros da Baixada. “Recebemos alimentos, roupas, sapatos e móveis. Tudo que for para ajudar as pessoas carentes, neste momento difícil que estamos enfrentando, será bem-vindo”.
Publicidade
Para ser ajudado pelo projeto, o beneficiado precisa responder ao cadastro feito com a diretora, Ekedji Andrea. Uma entrevista especifica é realizada e, então, é registrado as necessidades de cada inscrito. 
A organização é essencial no candomblé solidário. As doações ficam divididas nas casas dos diretores, espalhadas por municípios da Baixada. Os próprios representantes montam as cestas e entram em contato com as pessoas para realizar as entregas.
Publicidade
Leilão do bem
Personalidade conhecida em São João de Meriti, o artista plástico Marcondes Rocco, se juntou a esta missão. Ele doou um de seus famosos quadros para ser leiloado e o dinheiro será revertido em alimentos para a campanha.
Publicidade
Símbolo da Campanha Candomblé Solidário - Reprodução
“Procuramos ajudar a todos. O projeto não é apenas sobre religião, já contribuímos na igreja evangélica e fomos muito bem recebidos. Este é um momento de união, e não para olhar o outro com discriminação. Fazer o bem sem olhar a quem, é necessário”, disse Marcondes.
Publicidade
Para apoiar o projeto, o contato é realizado pelas redes sociais, no Facebook (Campanha Candomblé Solidário), ou pelo telefone (21) 96428-8176. Para doações em dinheiro e, para entrega de alimentos, roupas e qualquer outro tipo de doação, o contato é (21) 96824-3100.