Defesa Civil: conheça o novo Plano de Contingências para o período de fortes chuvas em Meriti
O município entrou, na noite de ontem (25), em nível de atenção devido ao acúmulo significativo de chuva
Atualmente, São João de Meriti está em nível de atenção devido ao acúmulo significativo de chuvaDivulgação/ PMSJM
Por O Dia
Com a chegada dos meses que registram maior volume de chuvas e tendo em vista que a cidade de São João de Meriti entrou, na noite desta sexta- feira (25), em estágio de atenção, a Defesa Civil Municipal finalizou e apresentou o novo Plano de Contingências (Plancon), elaborado pelo Grupo de Ações Coordenadas (GRAC), que entrou em vigor na última quarta-feira (23).
Com base em estudos dos cenários de risco de desastres, o documento foi produzido por profissionais da área e nele são estabelecidas ações a serem adotados pelos órgãos municipais envolvidos na prevenção, mitigação, preparação e resposta às emergências relacionadas a desastres naturais, como deslizamentos, alagamentos e inundações.
Publicidade
Os fatores que podem levar a estes acontecimentos são agravados se colocarmos em pauta que São João de Meriti é cortado por rios e córregos, está localizado em uma das áreas mais baixas da Região Metropolitana, a Baixada Fluminense, e possui 55 pontos de elevações (morros). Além disso, segundo o documento, estima-se que mais de 4.300 casas estão construídas em áreas sensíveis, onde a população passa de 17.400 pessoas, fatores que, associados ao período de chuvas, podem resultar em desastres.
Devido à restrições por conta da pandemia, neste ano, a Defesa Civil não pôde realizar os treinamentos com a população. Entretanto, o documento contempla oito rotas de fugas, 44 pontos de apoio, 11 pluviômetros (medidores de volumes de chuvas) e 11 sirenes, além do apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.
De acordo com o novo plano, os níveis de avisos estabelecidos em casos de fortes chuvas são:
Descrição dos níveis de avisos estabelecidos em casos de fortes chuvasWilliam Montarroyos
Publicidade
Para conter esses e outros problemas relacionados, a prefeitura recomenda que a população acompanhe e siga as orientações da Defesa Civil. Para isso, é necessário fazer o cadastramento gratuitamente, enviando o CEP de sua residência para o número 40199. Também é recomendável que a população acompanhe as informações oficiais da prefeitura, especialmente pela página da Defesa Civil no Facebook (@DefesaCivil.SaoJoaoMeriti) ou ligue 199.
Como já informado, o novo plano está em vigor e tem validade até 15 de abril de 2021, porém, a Defesa Civil ressalta que eventos adversos relacionados às fortes chuvas podem ocorrer fora desse período, que é considerado o mais crítico no município.