Prefeitura e Estado visitam as obras do Museu Marinheiro João Cândido, em Meriti
O assessor chefe de Cultura e Sociedade, Jhonny Barroso, reconheceu a importância do projeto e garantiu a população meritiense apoio do Estado nas obras
Por Eric Macedo
Com a primeira etapa das obras praticamente concluída, o espaço que vai abrigar o Museu Marinheiro João Cândido, no Morro do Embaixador, em São João de Meriti, recebeu a visita de técnicos da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. O subsecretário de Direitos Humanos e Igualdade Racial, Marcelo Rosa, acompanhou os agentes que conheceram a área e, juntos, alinharam apoio para que as obras sejam aceleradas.
De acordo com a Prefeitura, a primeira fase, que contempla a área de lazer, já está praticamente pronta. A segunda fase da obra será a reforma da casa, propriamente dita, que irá abrigar o museu. Por fim, a terceira fase prevê a revitalização do entorno do espaço, incluindo as ruas.
Subordinado à Secretaria de Cultura, Turismo, Direitos Humanos e Igualdade Racial, a subsecretaria vem atuando no projeto que prevê que a antiga residência seja restaurada e transformada no museu.
Publicidade
O assessor de Cultura Urbana da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Sergio Leal, mais conhecido como DJ TR, viu as obras e ficou muito feliz com os avanços: “Estamos aqui para trazer melhorias para a comunidade. No que depender do Estado vocês podem esperar muitas coisas boas, tudo que pudermos fazer para somar forças, faremos! Queremos aproveitar o espaço para desenvolver projetos e buscar recursos humanos aqui mesmo”.
Publicidade
O assessor, que destacou sua vivência de 47 anos na Cidade de Deus, ficou muito sensibilizado ao ver que o projeto pode ajudar crianças carentes da região: “Já temos mãos amigas para trabalhar e vamos buscar juntos aquilo de que precisamos”, completou.
Quem foi João Cândido?
Publicidade
Reconhecido como herói municipal e estadual, além de um projeto tramitar em Brasília para que seja reconhecido em nível nacional, João Cândido foi o marinheiro responsável pela Revolta da Chibata. Evento ocorrido no início do século XX, e que pôs fim aos castigos sofridos pelos marinheiros na época. João Cândido morou parte de sua vida em São João de Meriti, onde sua família ainda reside e o museu visa homenagear seus feitos heroicos e sua bravura. O local escolhido foi a casa do antigo embaixador de Portugal no Brasil.