Defesa Civil de Meriti reposiciona sirene de alerta em área mapeada como risco alto e muito alto para deslizamentos de terras
Defesa Civil de Meriti reposiciona sirene de alerta em área mapeada como risco alto e muito alto para deslizamentos de terrasDivulgação
Por Eric Macedo
A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de São João de Meriti reposicionou a sirene que permite a população o aviso, com o máximo de antecedência, em caso de possibilidade de deslizamentos de terras nas áreas mapeadas como risco alto e muito alto. Segundo a organização, o alerta sonoro pode ser acionado remotamente da sede da Defesa Civil ou manualmente.
Anteriormente, o dispositivo estava localizado na Rua Montevidéu, na Praça da Bandeira, e foi reinstalado na Rua Quartzo, no Parque Alian. Com isso, ela passa a abranger as áreas de risco das ruas Maués, Ingá, Joaquim Nabuco, Tântalo, Quartzo e a Rua da Ligação.
Publicidade
O secretário de Proteção e Defesa Civil, Evalder Perini, reforça a importância dos dispositivos: “Temos no município cerca de 30 mil pessoas que moram em áreas de risco e, apesar de hoje termos também outras ferramentas, como o alerta SMS, essas sirenes são extremamente importantes para que a população seja informada em uma situação de emergência”, detalhou o secretário.
O alerta SMS informado por ele é o cadastramento do CEP de residência do munícipe. Bastando, para isso, o envio gratuito do código postal para o número 40199. Assim, a Defesa Civil emitirá os avisos em tempo real.
Publicidade
Agora, o dispositivo passa a abranger as áreas de risco da Praça da Bandeira e do Parque Alian - Divulgação
Agora, o dispositivo passa a abranger as áreas de risco da Praça da Bandeira e do Parque AlianDivulgação
Projeto para conscientização

A pasta está preparando uma ação de panfletagem, a fim de orientar a população concentrada em áreas de risco e tirar dúvidas, tanto nas áreas abrangidas pela sirene reinstalada como nos demais 11 locais que também possuem os dispositivos instalados. Além disso, a secretaria também pretende fazer treinamentos e simulados com os moradores.

Publicidade