Alagamento na Avenida Borges de Medeiros, na Lagoa - Gilvan de Souza / Agência O DIA
Alagamento na Avenida Borges de Medeiros, na LagoaGilvan de Souza / Agência O DIA
Por O Dia
Rio - A frente fria que chegou ao Sudeste do Brasil no último fim de semana provocou muita chuva na cidade do Rio de Janeiro neste fim de inverno. De acordo com o Climatempo, a tendência é que o começo da primavera ainda seja marcado por bastante chuva na estado. Há previsão de chuvas fortes até a próxima quinta-feira no Rio de Janeiro. Nesta terça-feira, segundo o Centro de Operações (COR), as estações de medição registraram mais chuva no dia do que o esperado para todo o mês.
De acordo com o boletim das 21h do COR, o Alto da Boa Vista foi liberado em ambos os sentidos, às 19h30, após interdição preventiva por causa da chuva. A via estava interditada desde 14h.
Publicidade
A Rua Jardim Botânico também foi liberada após interdição em dois pontos, entre a Rua Pacheco Leão e a Praça Santos Dumont, por causa de alagamento. As equipes da prefeitura ainda atuam na região. Na altura do Parque Lage, após queda de árvore, a via foi liberada. 
A Avenida Borges de Medeiros também foi liberada após interdição por causa de alagamento na altura do Parque dos Patins. Foi desfeito o bloqueio na altura da Rua Mário Ribeiro .
Publicidade
Às 21h, de acordo com o Alerta Rio, havia nuvens baixas sobre a cidade do Rio que provocaram chuva fraca em pontos isolados na última hora. 

Galeria de Fotos

Rio de Janeiro - RJ - 22/09/2020 - Chuvas na cidade, na foto Avenida Borges de Medeiros altura do Parque dos Patins - Foto Gilvan de Souza / Agencia O Dia Gilvan de Souza / Agencia O Dia
Rio de Janeiro - RJ - 22/09/2020 - Chuvas na cidade, na foto Avenida Borges de Medeiros altura do Parque dos Patins - Foto Gilvan de Souza / Agencia O Dia Gilvan de Souza / Agencia O Dia
No Humaitá, um retrato do risco de motoristas, motociclistas e pedestres: trânsito virou um caos Estefan Radovicz
Sem distinguir calçada e rua, pedestres se arriscavam a caminhar em meio às vias alagadas Estefan Radovicz
No Engenho, carro ficou boiando na rua alagada: problema crônico se repete mais uma vez, apesar da chuva não ser violenta Foto do leitor
Publicidade
Por causa da forte chuva, entre a noite de segunda e a madrugada desta terça-feira, foram registradas 11 quedas de árvores. A Defesa Civil municipal também acionou as sirenes da Rocinha, na Zona Sul e do Morro da Formiga, na Zona Norte, e em mais 15 comunidades. A cidade entrou em estágio de atenção às 8h15.
O COR informou que em 24 horas, os locais que registraram maiores acumulados de chuva foram Sepetiba, Alto da Boa Vista e Barra/Barrinha.
Publicidade
Centros de saúde atingidos por chuva
Alguns centros de saúde do Rio sofreram transtornos por conta da chuva. Foi o caso da Clínica da Família Manuel Fernandes de Araújo, na Pavuna, onde parte do teto cedeu. Na Clínica Vila do João, na Maré, o mesmo problema. Parte do teto de gesso já havia caído durante outra chuva, e agora, a situação piorou.
Publicidade
No Centro Municipal de Saúde Dr. Alvimar Carvalho, em Pedra de Guaratiba, Zona Oeste do Rio, a água chegou ao local em que os pacientes aguardam por atendimento.
Bolsões e quedas de árvores provocam bloqueios de ruas
Publicidade
As Ruas Jardim Botânico e Catete, na Zona Sul do Rio, precisaram ser fechadas devido à alagamentos. Já a Avenida Mem de Sá, na altura da Rua dos Inválidos, na Lapa, foi fechada por causa de uma queda de árvore.
A Avenida Borges de Medeiros também precisou ser interditada na altura do Colégio de Aplicação, sentido Rebouças, após queda de árvore, mas já está totalmente liberada. Entre a noite de segunda e a madrugada desta terça-feira (21 e 22/09), foram registradas dez quedas de árvores no município do Rio, sendo seis em andamento e quatro já finalizadas.
Publicidade
Devido ao alagamento da pista, o trecho entre as estações Santa Veridiana e Santa Cruz no corredor Transoeste do BRT foi fechado às 10h50. Já por volta das 15h30, a operação foi reiniciada e a linha 10 (Santa Cruz - Alvorada) já funciona, porém, com os intervalos em processo de normalização.