É por meio da pasta que ações de prevenção e de atuação em desastres tomam forma
É por meio da pasta que ações de prevenção e de atuação em desastres tomam formaDivulgação
Por Eric Macedo
Nesta semana, a Secretaria de Proteção e Defesa Civil de São João de Meriti completou 28 anos desde a sua criação, em 1993. É por meio desta pasta que ações de prevenção e de atuação em desastres tomam forma. Com agentes treinados, o órgão conta com um corpo técnico composto por engenheiros, geólogos, meteorologistas, entre outros.
De acordo com a Secretaria, os agentes monitoram a cidade 24h por dia e equipes de pronto emprego estão preparadas para os casos necessários no município.
Publicidade
História
Concebida por meio do Decreto Municipal nº 779, de 25 de maio de 1993, a pasta, hoje chefiada pelo secretário Evalder Perini, tem atuado em conjunto com os demais órgãos municipais e através de políticas públicas, tendo como principal responsabilidade a execução da gestão de risco e de desastres no território municipal, conforme o estabelecido pela Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC), editada pela Lei Federal 12.608 de 10 abril de 2012.
Publicidade
Agentes monitoram a cidade 24h por dia e equipes de pronto emprego estão preparadas para os casos necessários  - Divulgação
Agentes monitoram a cidade 24h por dia e equipes de pronto emprego estão preparadas para os casos necessários Divulgação
Ações
Publicidade
Nesta segunda-feira, dia 24, a pasta removeu uma árvore de grande porte que nasceu na laje de uma casa e vinha oferecendo riscos de desmoronamento para as moradias do entorno. As raízes da árvore se espalharam por toda a estrutura da residência, o que agravou o trabalho dos agentes. No local, uma significativa quantidade de resíduos também foram retiradas pela Secretaria de Serviços Públicos.
Árvore de grande porte nasceu na laje de uma casa em Meriti - Divulgação
Árvore de grande porte nasceu na laje de uma casa em MeritiDivulgação
Publicidade
Para o secretário da pasta, Evalder Perini, a sensação é de dever cumprido: “Foi um trabalho árduo que durou, aproximadamente, 20 dias. Nossa equipe se dedicou ao máximo. Estou muito alegre por ter tirado todo o risco que essa árvore representava para esses moradores”.
Serviço Defesa Civil Meriti

Para a solicitação de serviços entre em contato com a ouvidoria da prefeitura pelo número (21) 2651-1001. Caso queira falar direto com a Defesa Civil, o número é o 199. Já a Secretaria de Serviços Públicos atende pelo número (21) 3752-3852.
Publicidade