A Prefeitura de São João de Meritireinaugurou no Posto de Saúde do Jardim Sumaré, o Laboratório do Programa de Combate à Tuberculose, referência na Baixada Fluminense. O local atende pacientes da própria cidade e realiza testes rápidos moleculares de dois municípios vizinhos: Nilópolis e Japeri. Com uma equipe de técnicos e uma bióloga, o laboratório realiza cerca de 250 exames por mês.
A Tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, que afeta principalmente os pulmões, podendo atingir outros órgãos. Para que seja combatida a doença, a pasta oferece à população a baciloscopia de tuberculose e hanseníase e o teste rápido molecular PCR/Tuberculose, que só é feito para o diagnóstico na primeira amostra. Já as baciloscopias são feitas na primeira e na segunda amostras e nos controles de tratamento.
"Esse ganho é de Meriti, é da Baixada. Nós queremos que a população tenha direito à saúde, à vida. E nós estamos fazendo a nossa parte", declarou a secretária de Saúde Marcia Lucas.
De acordo com a pasta, foi firmada uma parceria com o Hospital Estadual Santa Maria, local onde era realizado o processo de análise de amostras e a liberação de resultados. Com a reestruturação da unidade, o Governo do Estado do Rio fará uma doação ao município de um equipamento chamado Capela, que passa a possibilitar a realização do exame de cultura, um dos principais na detecção da doença e o mais custoso.
“Essa novidade diminui o tempo de diagnóstico dos casos e evita a exposição dos materiais de coleta, uma vez que o exame vinha sendo realizado em outro local", explicou o enfermeiro Lucas Fernandes Gonçalves.
A pasta reforça para quem possui algum sintoma e desconfia que possa ser tuberculose, é preciso procurar a unidade de saúde mais próxima, de preferência onde a pessoa possui cadastro, para que o profissional de saúde possa orientar o paciente de acordo com cada caso.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.