Fiscais flagraram filas de pelo menos uma hora em cinco bancos vistoriados, chegando a até três horas a espera pelo atendimentoDivulgação

Nesta segunda-feira (7), O Procon Estadual do Rio de Janeiro realizou fiscalização em agências bancárias para verificar denúncias de consumidores sobre o tempo de espera na fila para atendimento. Treze bancos localizados nos municípios de São João de Meriti, Nova Iguaçu, Nilópolis, Mesquita, Belford Roxo e Duque de Caxias foram vistoriados. Fiscais flagraram filas de pelo menos uma hora em cinco bancos vistoriados, chegando a até três horas a espera pelo atendimento.
Agentes constataram ainda aglomeração, sem que houvessem funcionários da agência para organizar ou efetuar triagem dos consumidores. Todas as agências fiscalizadas foram autuadas.
A operação aconteceu a pedido da Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor, que participou da ação.
“Durante a fiscalização pudemos perceber que, na maioria das vezes, há realmente um descaso e desrespeito aos consumidores por parte dos bancos que ainda insistem em descumprir a legislação vigente”, observou Léo Vieira, secretário estadual de defesa do consumidor.
A operação aconteceu a pedido da Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor, que participou da ação - Divulgação
A operação aconteceu a pedido da Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor, que participou da açãoDivulgação
Ainda segundo o Procon-RJ, outras irregularidades foram encontradas durante a operação como: ausência de autenticação eletrônica no próprio boleto, falta de caixa eletrônico adaptado para portadores de necessidades especiais e ausência de atendimento preferencial no caixa presencial.
Registros em números
Durante a ação, os agentes identificaram pelo menos 30 clientes aguardando atendimento em sete agências. Dentre os que esperavam do lado de fora das agências, havia idosos e pessoas que têm direito ao atendimento preferencial. Em determinados bancos, não havia fila exclusiva para este público.
Os fiscais identificaram ainda agências que não realizam o atendimento em caixa presencial, disponibilizando aos clientes apenas o caixa eletrônico. Em dois bancos, pelo menos 40% deles estavam sem funcionar, sendo que em uma destas agências, havia 40 pessoas aguardando para usá-lo.