Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica em Saquarema@FERREIRAMARCOSFOTO___

SAQUAREMA – A Prefeitura de Saquarema divulgou as datas da campanha de vacinação contra raiva no município. De acordo com o anunciado, nesta terça-feira (24), o posto volante de vacinação antirrábica estará no bairro São Geraldo.
As equipes de vacinação estarão posicionadas na sede da Guarda Civil Municipal, das 09h às 14h. Já na próxima semana, a vacinação vai acontecer no dia 31, no mesmo horário, desta vez na Escola Ismênia, no bairro Jaconé.

É obrigatório que os cachorros estejam com focinheira e coleira, os gatos transportados em bolsas pet e que os animais sejam conduzidos por pessoas maiores de 18 anos. Todos os protocolos de saúde, tais como o uso de máscaras e o distanciamento social, devem ser cumpridos pela população.

Animais que podem ser vacinados

A vacina antirrábica é destinada para cães e gatos a partir de 3 meses de idade. Aconselha-se não vacinar fêmeas grávidas (pois o estresse pode ocasionar o aborto), em período de cio ou amamentando. Além disso, não devem ser vacinados animais prostrados ou com diarreia, animais com infestação de carrapatos, pulgas ou que estejam tomando antibiótico.

A raiva é uma doença incurável e fatal em 100% dos casos, que pode acometer qualquer animal mamífero, incluindo o ser humano. A vacina é a única prevenção para essa enfermidade.

O primeiro dia da Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica, 17 de agosto, teve bons resultados em Saquarema. Durante o período em que o posto volante ficou montado na Praça do Coração, no Centro, 513 cães e 135 gatos foram imunizados pelos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e da Defesa Civil.

Na campanha de 2020, a Prefeitura de Saquarema realizou, ao todo, a imunização de 15.565 animais, sendo 12.459 cães e 3.106 gatos. A expectativa é que o alcance da edição 2021 aumente, em relação ao ano passado.