A unidade atendente pacientes de 0 a 18 anos incompletosDivulgação
Inaugurado em abril de 2019, a unidade atende pacientes de 0 a 18 anos incompletos, com diagnósticos fechados e específicos como as síndromes raras, Síndrome de Down, Microcefalia, Hidrocefalia, Autismo, Paralisia Cerebral, deficiências físicas e Prematuridade, entre outras.
com aproximadamente 400 prontuários ativos, o CMR conta om uma equipe multiprofissional composta por fisioterapeutas, fonoaudiólogas, psicólogas, terapeutas ocupacionais, massoterapeutas, nutricionistas, assistente social, enfermeiras, psiquiatra infantil, neurologista infantil e educador físico.
O acompanhamento no Centro é feito através de encaminhamentos das ESFs, Policlínica, Hospital infantil e HE Lagos, onde os pacientes são avaliados através de anamnese multiprofissional e, sendo constatada a existência de perfil, o tratamento é iniciado através de um Projeto Terapêutico Singular. Uma das maiores demandas do centro é o atendimento para a deficiência intelectual, principalmente o Autismo, presente em cerca de 80% dos pacientes em acompanhamento.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, existem os tratamentos temporários e de longa duração. Cada paciente tem o seu Plano Terapêutico Individualizado (PTI), que é definido pelo terapeuta, e após o tempo estipulado neste plano é feita uma reavaliação. Se o objetivo do plano terapêutico foi atingido, esse paciente recebe alta, se não, é redefinido um novo período para o tratamento. Há pacientes que estão sendo atendidos há mais de 2 anos e outros que conseguem concluir seu tratamento em 6 meses, aproximadamente.
Cuidando também da autoestima
Mas nem só nas áreas de atendimento clínico e psicológico atua o Centro Municipal de Reabilitação. Complementando o atendimento psicológico, o CMR conta com o Espaço Autoestima , um salão de beleza que presta serviços de cabeleireiro e manicure aos pacientes e aos seus pais ou responsáveis.
- Na primeira vez que recebi essas mães e pais no meu gabinete, vi o quão importante seria a criação do Centro de Reabilitação, não só para os pacientes atendidos, mas para os responsáveis por cada um. Ter o tratamento clínico, médico e terapêutico perto de casa ajuda a mudar a vida dessas crianças e, principalmente, dos pais, que também necessitam do mesmo cuidado e carinho. Oferecer esse cuidado é dar atenção aos detalhes, que fazem toda a diferença para eles – contou a Prefeita Manoela Peres.
Ampliação no atendimento
Com a mudança do Centro de Reabilitação Municipal, prevista para o primeiro semestre do próximo ano para a Cidade da Saúde, complexo hospitalar que vem sendo construído pela Prefeitura de Saquarema, no bairro Verde Vale, em Bacaxá, mais uma especialidade será incorporada ao atendimento: a visual.
Além disso, a capacidade de atendimento do CRM na nova sede também poderá ser ampliada para 200 pacientes com deficiência física, 200 pacientes com deficiência intelectual e 150 pacientes com deficiência visual, um aumento de cerca de 30 % em relação aos números atuais.
O Centro Municipal de Reabilitação Professora Dilma Coutinho da Silva funciona na Travessa do Ingá, 79, no bairro Gravatá, em Saquarema, e atende de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. Mais informações podem ser obtidas, por telefone / WhatsApp, no número (22) 99730-2289.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.