Animal apresentava ferimentos. Foi avaliado pelos veterinários e medicado Divulgação

SAQUAREMA - Agentes da Guarda Ambiental resgataram um filhote de tamanduá-mirim na noite desta quinta-feira (7), em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio.

O animal foi encontrado no bairro Engenho Grande e encaminhado para atendimento no Instituto BW: ONG que atua nas áreas de conservação e reabilitação de animais selvagens na Região dos Lagos.

Após avaliação clínica dos veterinários do Instituto, constatou-se que o tamanduá-mirim (Tamanduá tetradactyla) ainda está em fase juvenil, pesa 4,5kg e apresenta ferimentos possivelmente feitos por um cachorro. O primeiro atendimento foi realizado, o animal foi medicado e coletado sangue para estudos laboratoriais.

O tamanduá ficou sob os cuidados do Instituto BW, onde receberá tratamento adequado e quando estiver apto será reinserido na natureza.
Guarda ambiental de Saquarema resgata Tamanduá-mirim - Divulgação
Guarda ambiental de Saquarema resgata Tamanduá-mirimDivulgação


A guarda ambiental de Saquarema alerta para a população sobre a importância de não manipular animais silvestres, pois o contato sem a constatação do seu estado sanitário pode ser prejudicial à saúde. Em caso de avistar espécimes em situação de risco, o cidadão deve entrar em contato através do e-mail ordempublica@saquarema.rj.gov.br e solicitar o resgate.