Com as novas vagas, município pretende zerar a fila de espera das creches Divulgação

A Prefeitura de Saquarema inaugurou, na semana que passou, mais quatro creches nos bairros São Geraldo, Retiro e Jardim Ipitangas, que prestarão atendimento total a, no mínimo, 220 alunos em horário integral, número que poderá ser consideravelmente ampliado se for levado em conta que boa parte dos matriculados frequentarão as unidades em horário parcial.

Município pretende zerar a fila de espera das creches municipais - Divulgação
Município pretende zerar a fila de espera das creches municipaisDivulgação

A primeira inauguração aconteceu na segunda-feira (07), no bairro de São Geraldo, quando foi entregue aos moradores a Casa Creche Vovô Nilton, com capacidade de atendimento para mais de 40 crianças. A unidade conta com duas salas de aula, espaço de lazer, refeitório e áreas administrativas, oferecendo somente turmas de creche.


Na terça-feira (08), ainda no bairro São Geraldo, foi a vez da Casa Creche Tia Luciana, dotada de estrutura para receber, no mínimo, 40 alunos. A Unidade também possui duas salas de aula, área de lazer, área de serviço, refeitório, salas administrativas e também disponibiliza vagas para turmas de crianças em idade de creche.

Município pretende zerar a fila de espera das creches municipais - Divulgação
Município pretende zerar a fila de espera das creches municipaisDivulgação

A Casa Creche Tia Sônia foi a terceira unidade a ser entregue. Com capacidade de atender a partir de 50 alunos, o espaço foi inaugurado na quarta-feira (09) no bairro Retiro. Sua estrutura conta com quatro salas de aula, refeitório, salas administrativas, espaço de lazer e área de serviço e as vagas ofertadas são igualmente para as turmas de creche.
A Casa Creche Tia Sônia  tem capacidade de atender a partir de 50 alunos.  - Divulgação
A Casa Creche Tia Sônia tem capacidade de atender a partir de 50 alunos. Divulgação

Dia 10, quinta-feira, foi realizada a última inauguração da semana, no bairro Jardim Ipitangas, com a entrega à população da Casa Creche Valdemira Macedo. Maior unidade das quatro que foram inauguradas nesta semana, o espaço poderá atender a partir de 90 crianças das turmas de creche, pré-escola e primeiro ano.


“Estamos trabalhando incansavelmente para zerar a fila de espera para vagas de creche em Saquarema. Em pouco tempo, todas as crianças do município poderão iniciar seus estudos nas creches municipais. Vamos ofertar vagas em todos os bairros da cidade”, afirmou o secretário de Educação, Antonio Peres Alves.
A Casa Creche Valdemira Macedo fica no bairro Jardim - Divulgação
A Casa Creche Valdemira Macedo fica no bairro JardimDivulgação


No mês de fevereiro, a Prefeitura de Saquarema também entregou as obras de ampliação da Casa Creche Tia Odete, em Bacaxá. Com a nova estrutura, a Prefeitura passou a oferecer 80 novas vagas de Creche e Educação Infantil. As obras de ampliação contemplaram a construção de quatro novas salas de aula, além de banheiros e novo almoxarifado.

“Atualmente, o município possui 2.340 alunos em idade de creche e a demanda cresce a cada dia. As pessoas reconhecem a qualidade da nossa educação pública, seja no ensino ou no cuidado com as crianças e demais alunos”, afirmou a Prefeita Manoela Peres.

A Casa Creche Tia Luciana, dotada de estrutura para receber, no mínimo, 40 alunos - Divulgação
A Casa Creche Tia Luciana, dotada de estrutura para receber, no mínimo, 40 alunosDivulgação

A inauguração de creches municipais, com o intuito de zerar a fila para vagas, faz parte da execução de um Plano de Metas, referente ao período de 2022 a 2024, que pretende revolucionar a forma de lidar com as atividades educacionais no município. Concebido pela Secretaria Municipal de Educação, o plano tem por objetivo tornar Saquarema mais sustentável, inovadora, inclusiva e criativa, garantindo aos estudantes e aos professores tratamento de primeiro mundo no que diz respeito, respectivamente, a oportunidades múltiplas e facilitadas de aprendizagem e à valorização profissional.


Além de zerar o déficit de vagas em creches, o Plano de Metas prevê a oferta de cursos de idiomas, artes plásticas e artes marciais na rede municipal, além de garantir que a população tenha equipamentos escolares próximos às suas residências, bem como enfatizar a educação inclusiva para pessoas com transtornos de desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação. A Prefeitura também ofertará, no período, no mínimo, 6.000 bolsas para ensino superior e 150 bolsas para atletas de alta performance ou rendimento.