Um grupo de voluntários ofertou aos assistidos no abrigo corte de cabelo - Divulgação
Um grupo de voluntários ofertou aos assistidos no abrigo corte de cabeloDivulgação
Por O Dia
Volta Redonda - Volta Redonda - Com capacidade para atender 40 pessoas, o abrigo municipal montado na Arena Esportiva, no bairro Voldac, em Volta Redonda, já conta com 27 usuários. O espaço foi destinado para a proteção das pessoas em situação de rua contra o Novo Coronavírus.
O local conta com acompanhamento diário de uma equipe do Consultório na Rua, composta por enfermeiros, psicólogo, técnico de enfermagem, assistente social, além da equipe da Saúde Mental, que cuida e realiza atividades individuais com os abrigados.

Todos os dias, até às 20h, eles têm atividades físicas, oficina de música e cinema. Após esse horário, ficam com um cuidador e um guarda municipal. Nesta quarta-feira, dia 1º, um grupo de voluntários ofertou aos assistidos no abrigo corte de cabelo.

Entre os abrigados está Juarez Fernandes Constantino, de 45 anos, que vive nas ruas há muito tempo. Ele conta como estão sendo os dias no abrigo.

“Tive problemas com a minha família e, por isso, fui parar nas ruas. Vir pra cá foi a melhor coisa que me aconteceu. Aqui faço as minhas refeições regulares, cuido da minha higiene pessoal e tenho tratamento médico. Estamos tão bem aqui e cuidamos desse espaço como se fosse a nossa casa”, disse Juarez.

O objetivo da Prefeitura de Volta Redonda é que todas as pessoas em situação de rua sejam acolhidas no espaço.

“Estamos fazendo abordagens, explicando a eles como está funcionando o abrigo e incentivando-os a saírem das ruas. Continuamos buscando alternativas para proteger a população de Volta Redonda. E não vamos parar enquanto o vírus estiver circulando na cidade”, disse o prefeito Samuca Silva.

Segundo informou o Secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, os abrigados precisam seguir algumas regras de convivência.

“Eles não podem entrar e sair. Precisam respeitar esse período de restrição, pois, caso tenham o vírus, poderão contaminar os usuários que permaneceram no abrigo temporário. Devem contribuir com a limpeza e manutenção do espaço e da higiene pessoal, evitar contato físico e aglomerações, respeitando o distanciamento necessário entre os acolhidos”, disse o secretário.
Publicidade
Abrigados contam com atividades físicas, atendimento social e médico - Divulgação
O espaço conta com um local de isolamento que será utilizado para os usuários que apresentem sintomas suspeitos de Covid-19. Para esses usuários serão disponibilizadas máscaras, álcool em gel, orientações quanto à importância do cuidado com a separação de objetos pessoais e cuidados de higiene, como a lavagem das mãos.
Publicidade
Pessoas que tiverem agravamento do quadro, sem melhora com o uso de medicação, serão encaminhadas para unidades de referência.

O município conta ainda com outros locais para atender as pessoas em situação de rua, como o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro POP, o Serviço de Atendimento ao Migrante (SAM), que funciona na rodoviária, e o Abrigo Municipal Seu Nadim.