Segundo a secretaria, o investimento na nova tecnologia permitirá ao município a economia de recursos materiais e financeiros, além de ser de fácil acesso para o contribuinte, que será beneficiado quando for solicitar serviços relacionados tributações como: ISSQN (Imposto sobre serviços de qualquer natureza), IPTU, ITBI (Imposto sobre a Transmissão de bens imóveis), Taxas, COSIF (Plano contábil das instituições financeiras) e Dívida Ativa.
“É mais um avanço na desburocratização. Com a implantação desse sistema, que já é utilizado em muitas prefeituras, a previsão é de uma economia de aproximadamente R$ 1,8 milhão por ano. Queremos usar esses recursos para investir em ações no combate à pandemia do novo coronavírus”, garantiu o prefeito Samuca Silva.
O novo sistema permitirá também a recepção, validação e armazenamento de arquivos (formato XML) enviados pelos contribuintes, com os elementos necessários para geração das Notas Fiscais de Serviços Eletrônicas (NFS-e). As empresas podem utilizar sistemas próprios ou outros disponíveis no mercado, inclusive os gratuitos, emissores de notas fiscais, desde que sejam compatíveis com o novo sistema da prefeitura.
“Vamos informar e auxiliar os usuários, como contadores, empresários, sindicatos, entre outros, inclusive com vídeos tutoriais que serão disponibilizados em breve, assim como o link para acessar a nova ferramenta”, explicou o Secretário Municipal de Fazenda, Fabiano Vieira.