Tour virtual à antiga pedreira do bairro Voldac vira 'laboratório de biodiversidade'
Local poderá transformar-se em Unidade de Conservação
‘Tour Virtual’ à antiga Pedreira da Voldac, aconteceu na tarde deste sábado, dia 06MEP-VR
Por O Dia
Volta Redonda - Cerca de 30 pessoas participaram do ‘Tour Virtual’ à antiga Pedreira da Voldac, na tarde de sábado, dia 06. O local que poderá transformar-se em Unidade de Conservação denominada Monumento Natural.
A geóloga, mestra em geociências e integrante da equipe Ambiental do Movimento Ética na Política de Volta Redonda (MEP-VR), Silvia Real, coordenou os trabalhos. Ao iniciar a transmissão, Silvia, pediu licença aos presentes para fazer memória aos negros mortos no Brasil e no mundo com um minuto de silêncio.
Publicidade
Na sequência, apresentou os passos dados pela equipe em relação à proposta da criação do 1º Monumento de Natural em VR. Na de mesa de trabalho, o Prof. Dr. Francisco Gurgel Júnior, da UniFOA, Prof. Dr. Fernando Pinto, biólogo e acadêmica de arquitetura e urbanismo no UGB-FERP, Cinthia Ribeiro, ambos ligados à equipe Ambiental.
Pedreira do bairro Voldac em Volta Redonda - MEP-VR
Publicidade
Os especialistas ressaltaram as evidências que explicam a criação do Monumento Natural, e apresentaram bases e dados relacionados de forma dinâmica com vídeos, legislação ( Lei nº 9.985,-2000), prismas e perspectivas arquitetônicas e urbanística da área, mapas, fotos panorâmicas realizada por drone cedidas pelo acadêmico de arquitetura- UGB, Diego Moreira dos Santos, momento que transformou a sala em verdadeiro ‘laboratório da biodiversidade’.
Após os debates e ponderações a equipe convidou a turma para ficar vigilante, deixando o indicativo para mais uma rodada de conversa no final do mês de junho, conforme informou a coordenadora Silvia.
Publicidade
“Foram 2 horas de diálogos altamente qualificados com a participação de pessoas comuns e também especialistas de diferentes áreas de conhecimentos”, conclui o coordenador do MEP-VR, José Maria da Silva, o Zezinho.