Comércio de Volta Redonda poderá funcionar normalmente nos feriados de 11 e 13 de junho - Divulgação
Comércio de Volta Redonda poderá funcionar normalmente nos feriados de 11 e 13 de junhoDivulgação
Por O Dia
Volta Redonda - Os comerciantes que quiserem poderão abrir suas lojas normalmente nos feriados de Corpus Christi e Padroeiro Santo Antônio, dias 11/06 e 13/06 respectivamente, em Volta Redonda. Mas estarão liberados, desde que sigam a Convenção Coletiva, em acordo com a Legislação Trabalhista, conforme informou a Câmara de Dirigentes Logistas (CDL).

De acordo com o Sindicado do Comércio Varejista de Volta Redonda (Sicomércio-VR) nos feriados deve ser feito pagamento da hora-extra de 100% aos funcionários. As lojas que pretendem abrir devem enviar um comunicado de funcionamento com o nome e assinatura dos funcionários que irão trabalhar.

Segundo as informações da CDL, pode ser feito um só documento informando os colaboradores para os dois dias. È necessário encaminhar um e-mail para [email protected] e [email protected], este último do Sindicato dos Empregados no Comércio de Volta Redonda .

O presidente do Sicomércio-VR, Jerônimo Santos, comentou a importância do funcionamento, especialmente, durante esse momento de retomada da economia, depois que as lojas ficaram fechadas por quase dois meses e reabriram devido a flexibilização por conta da pandemia da covid-19.

“Depois de tanto tempo fechados ou funcionando parcialmente, é importante que os comerciantes sigam as nossas instruções e funcionem nos próximos feriados. Principalmente devido ao Dia dos Namorados, que promete um maior volume de vendas”, afirmou.

Jerônimo ressaltou que é essencial relembrar sempre que os lojistas devem continuar seguindo rigorosamente as medidas de segurança de saúde.

"Utilizar o álcool em gel na entrada, uso obrigatório de máscaras, higienização do ambiente e evitar aglomerações dentro dos espaços. O feriado vem aí com uma ótima oportunidade de recuperação, esperamos que todos consigam aproveitar bastante”, declarou.

Jerônimo Santos ainda lembrou que o horário de funcionamento atual é das 14h às 22h nos dois dias até que seja homologado o novo acordo com o Ministério Público, que prevê o funcionamento a partir do meio-dia, mesmo horário que os shoppings podem fazer.

No caso das lojas de rua, se for confirmado, cada lojista pode decidir pelo horário do fechamento. Já as atividades essenciais continuam com horário normal. Já os bares, restaurantes e lanchonetes estão funcionando de 10h às 19h, mas se o novo acordo entrar em vigência vão poder funcionar em horário normal.