Volta Redonda aguarda aprovação do Plano Diretor do município

Projeto de lei foi encaminhado à Câmara Municipal

Por O Dia

Segundo o governo municipal, a aprovação do Plano Diretor será fundamental para retomada da economia em Volta Redonda
Segundo o governo municipal, a aprovação do Plano Diretor será fundamental para retomada da economia em Volta Redonda -
Volta Redonda - A revisão do Plano Diretor de Volta Redonda está em discussão desde o ano de 2017. A elaboração do documento foi realizada de forma participativa, envolvendo toda a população, através de quase 50 oficinas nos bairros e cerca 30 audiências públicas. Após todas essas etapas o documento foi encaminhado à Câmara Municipal para apreciação e aprovação.

Segundo o prefeito Samuca Silva o município elaborou um Plano Diretor moderno, que visa preparar a cidade para a retomada econômica, melhorando as diretrizes da cidade.

“Todo o processo foi feito de forma participativa e o produto final foi fruto de um consenso entre todas as partes envolvidas. Enviamos para o Legislativo e aguardamos a aprovação. O Plano Diretor será fundamental para a retomada da economia e a demora em sua aprovação inviabiliza novos investimentos pós-pandemia”, disse Samuca.

De acordo com o diretor-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Volta Redonda (IPPU-VR), Sérgio Fernandes Protazzio, sem o Plano Diretor a cidade não tem um fluxo de crescimento.

“Ele serve para direcionar o crescimento do município. Além disso, a nossa legislação hoje é fragmentada. A revisão do Plano será boa para todos, inclusive para o poder legislativo”, explicou.

O Projeto de Lei, resultante de todo o processo de revisão do Plano Diretor está na Câmara há mais de um ano. O material inclui propostas para a revisão das leis que regem os três principais eixos do Plano Diretor, que são: zoneamento, que define onde estarão áreas com vocação comercial ou residencial, áreas verdes e rurais; parcelamento, que trata da divisão de terras em lotes, definindo regras para tornar uma área não habitada em habitada; e edificações, que contém padrões para construções de acordo com o local que está dentro do município.

Comentários