Vacinação contra a influenza tem nova etapa em Volta Redonda - Divulgação
Vacinação contra a influenza tem nova etapa em Volta RedondaDivulgação
Por O Dia
Volta Redonda - Mais uma etapa de vacinação contra a gripe Influenza/H1N1 acontece nesta nessa sexta-feira, dia 26, em Volta Redonda. As doses serão aplicadas em sistema de drive thru (procedimento com a pessoa dentro do carro), na Ilha São João, das 8h às 17 horas.

Nessa etapa de vacinação, as doses serão disponibilizadas aos professores das redes públicas e privada de ensino, adultos de 55 a 59 anos, idosos, além de pessoas com doenças crônicas. Esse último grupo, que não faz parte do indicador do Ministério da Saúde, está inserido nas estratégias da administração municipal que vacinar o maior número possível de pessoas em Volta Redonda.

Já a vacinação para as gestantes acontece em domicílio, ou na Policlínica da Mulher ou ainda durante procedimentos de rotina de pré-natal. A secretária municipal de Saúde, Flávia Lipke, falou que a Pastoral da Criança realiza uma busca ativa das crianças que ainda não foram vacinadas, em apoio ao poder público.

“Estamos rastreando toda a cidade e ministrando as doses nas pessoas que fazem parte do público-alvo da campanha, mas que ainda não foram vacinadas. Já imunizamos 95% do preconizado pelo Ministério da Saúde, mas queremos subir para 100% esse percentual”, disse a secretária.

Apesar de não imunizar contra o novo coronavírus, a vacina contra a gripe aumenta a imunidade do grupo de risco e reduz a circulação do vírus Influenza. A vacinação também vai ajudar a diferenciar a gripe e a covid-19 e, em casos da doença, impede uma sobrecarga do sistema respiratório, que agravaria os sintomas em um eventual ataque do novo coronavírus.