Comércio de Volta Redonda ficará fechado por mais sete dias  - Reprodução/ Redes Sociais
Comércio de Volta Redonda ficará fechado por mais sete dias Reprodução/ Redes Sociais
Por O Dia
Volta Redonda - As atividades econômicas ficarão suspensas por mais sete dias, a contar de domingo, dia 05, em Volta Redonda. O motivo é o aumento na taxa de ocupação dos leitos de UTI da rede pública na cidade, que neste sábado, dia 04, chegou a 62%. Houve um aumento de 13% de ontem para hoje, o que corresponde a 3 ou 4 pacientes a mais que foram internados na UTI.
A informação foi anunciada pelo Prefeito Samuca Silva, através de uma live nas redes sociais, na tarde deste sábado, dia 04. De acordo com Samuca, a suspensão acontece devido ao acordo judicial entre o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Prefeitura de Volta Redonda.
Publicidade
"A semana que passou, onde fechamos as atividades, foi fundamental para manter o controle do vírus. Não perdemos o controle do vírus, mas precisamos garantir atendimento ao nosso povo. Infelizmente tivemos um aumento de casos graves e de ocupação nos leitos de UTI e CTI. Precisamos garantir a capacidade de atendimento à população e, por isso, fecharemos por mais uma semana, conforme acordo com o MP homologado pela Justiça", disse Samuca.
Prefeito Samuca também afirmou que o Hospital de Campanha registrou o maior aumento desde o começo da pandemia do novo coronavírus até agora, a taxa de ocupação de leitos está em 16%. Samuca divulgou ainda que a partir da próxima quinta-feira, dia 09, estarão disponíveis dez leitos de UTI no Hospital de Campanha.
Publicidade
O prefeito destacou ainda que o Hospital Regional segue sem receber novos pacientes de covid-19, o que sobrecarregou a rede municipal.
"Alertamos isso à população. E precisamos da ajuda de todos nesse combate a covid-19. Tivemos a notícia de que o Hospital Regional voltaria a receber pacientes, mas isso não aconteceu. Volta Redonda já deu um exemplo positivo quando éramos o município que mais tinha casos no Estado do Rio e conseguimos diminuir a curva. Precisamos de todos juntos nesse combate ao coronavírus", disse.
Publicidade
Outro assunto destacado pelo prefeito foi sobre a parceria feita com a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), onde a cidade irá tratar os casos leves da covid-19. Segundo o prefeito, a distribuição na rede pública de saúde dos medicamentos deverá começar na quarta-feira, dia 08.
Outro destaque da live, diz respeito ao atendimento hospitalar em Volta Redonda. Samuca Silva afirmou que irá assinar neste sábado ainda um decreto que não permitirá a entrada de novos pacientes de outras cidades, na rede pública municipal. O argumento do prefeito Samuca é que desta maneira conseguirá garantir os atendimentos para os moradores do município de Volta Redonda.
Publicidade
"Precisamos fazer isso diante dessa pandemia. Uma decisão que visa preservar a capacidade de leitos a população de nossa cidade. Fechamos nossa cidade, as atividades econômicas não estão funcionando e não podemos punir nossa população com ocupação de leitos por pessoas de municípios que estão com comércio aberto", comentou.