Pesquisadores observam comportamento do ‘corujão’ em Volta Redonda
O ‘corujão’ (Jacurutu) foi visto pela primeira vez em outubro de 2019
Pesquisadores na pedreira da Voldac, em Volta RedondaMichel Bastos
Por O Dia
Volta Redonda - Observar o comportamento do ‘corujão’ na Pedreira do bairro Voldac, em Volta Redonda foi o desafio realizado pelo Doutor em Ciências Biológicas, especialista em aves, Fernando Pinto e o Mestre em Zoologia, com larga experiência em monitoramento ambiental, Michel Bastos. Ambos são membros da equipe Ambiental do MEP- VR e estiveram na tarde de sexta-feira, dia 10, na Pedreira da Voldac.
Segundo os pesquisadores, o ‘corujão’ (Jacurutu) foi visto pela primeira vez em outubro de 2019 por Fernando, fato ratificado no primeiro registro da ave em Volta Redonda e cidades adjacentes da maior coruja do Brasil.
Publicidade
“Ontem, eu e Michel Bastos, estivemos novamente no local, impressionou-nos, ao ouvirmos cantos graves, por volta das 17 horas, vindos da parte alta da pedreira, ao fundo, de uma cava entre as pedras. Logo localizamos a linda espécie”, relatou Fernando.
Pesquisadores observam comportamento do ‘corujão’ em Volta Redonda - Michel Bastos
Publicidade
O pesquisador Fernando ainda acrescentou que não conseguiram localizar o casal da espécie.
“Não localizamos o casal, porém a cava do paredão serve de abrigo, e pode ser o ninho do casal, é período de reprodução. Precisamos acompanhar periodicamente e avaliar melhor”, disse Fernando Pinto.
Publicidade
Já o Mestre em Zoologia, Michel Bastos ficou encantado com o cenário e registrou em fotos espetaculares.
“Foi um dia interessante. Notamos a interação entre a maior coruja do Brasil e o menor falcão do Brasil (o quiriquiri). Ali uma visível escolha de poleiros”, falou Michel Bastos.
Publicidade
Pesquisadores observam comportamento do ‘corujão’ em Volta Redonda - Michel Bastos
Os pesquisadores ainda falaram das observações que realizam na área e também comentaram sobre a proposta de Criação do 1º Monumento Natural em VR no espaço da Pedreira e entorno.
Publicidade
“Estamos observando e registrando os fatos, porem de certa forma amadora. O ideal seria um projeto de pesquisa consistente com financiamentos e encampados por instituições públicas ou privadas. Ainda assim, as observações colaboram para ratificação da proposta de criação do Monumento Natural. As tratativas estão avançando”, comentou Fernando ao relatar o trabalho de campo realizado.
Há indicativos, que para a próxima semana, técnicos ligados ao MEP-VR acompanhem o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Jadiel Teixeira, em sua primeira visita à Pedreira da Voldac.