Projeto do MPRJ sobre gestão hospitalar é adotado pela Prefeitura de Volta Redonda  - Divulgação
Projeto do MPRJ sobre gestão hospitalar é adotado pela Prefeitura de Volta Redonda Divulgação
Por O Dia
Volta Redonda - O município de Volta Redonda adotou o projeto Bússola_Gestão Hospitalar (B_GH), desenvolvido pelo Laboratório de Inovação (Inova) do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). O projeto adotado pela Prefeitura faz parte de políticas de saúde e gestão hospitalar, executadas por Organizações Sociais (OSs). O B_GH tem o objetivo de promover a abertura, o monitoramento e a comunicação de dados críticos da gestão hospitalar. A medida foi publicada em decreto municipal.
Uma das unidades médicas do Estado que o projeto-piloto abrigou em seu escopo é o Hospital São João Batista (HSJB), em Volta Redonda. Devido a pandemia da covid-19, o Inova/MPRJ redirecionou seus esforços para dar suporte às demandas da Força Tarefa de Atuação Integrada na Fiscalização das Ações Estaduais e Municipais de Enfrentamento à COVID-19 (FTCOVID-19/MPRJ).
Publicidade
Assim, no HSJB, foram coletados mais de 13 anos de dados dos sistemas de gestão e prestação de serviços da unidade. Os dados estão sendo explorados e organizados pelo Inova/MPRJ e seus parceiros. Após essa experiência, a Prefeitura de Volta Redonda decidiu estender a abrangência do B_GH para toda a rede municipal de alta complexidade, por meio do decreto municipal n. 16.219, de 29 de junho de 2020.
Na prática, o projeto passa a ser instrumento integrante da política pública de saúde e gestão hospitalar executadas por OSs no município. Além disso, se torna obrigatória a inclusão, em futuros editais e contratos de gestão de OSs para a área de saúde, de cláusula determinando que as mesmas deverão se submeter às regras do projeto e também aderir ao Bússola_Gestão Hospitalar.
Publicidade
O Laboratório de Inovação do MPRJ (Inova/MPRJ) foi criado em 2019 pelo procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, e fundamenta sua atuação na utilização de inteligência artificial e no uso da pesquisa, ciência de dados e tecnologia para estabelecer uma cultura de colaboração e coparticipação da sociedade com a instituição. O órgão formado por uma equipe multidisciplinar, também trabalha com o conceito de trazer para dentro do MPRJ uma visão cidadã, gerando, a partir desta interlocução, soluções para os desafios enfrentados pelo Estado.