Volta Redonda tem sucesso com tratamento precoce da covid-19 em 125 pacientes - Secom/VR
Volta Redonda tem sucesso com tratamento precoce da covid-19 em 125 pacientesSecom/VR
Por O Dia
Volta Redonda - O município de Volta Redonda adotou um tratamento precoce da covid-19 para pessoas do grupo de risco. A administração da Nitazoxanida apresentou sucesso nos 125 pacientes que foram atendidos com o protocolo firmado pela prefeitura com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no final do último mês de junho, através do médico infectologista Edimilson Migowski.
Um levantamento revelou que o tratamento freou o agravamento da doença, evitando internações e mortes. A orientação da Secretária Municipal de Saúde, Flávia Lipke, é para que as pessoas procurem a unidade da referência para a covid-19 mais próxima de casa, assim que notar os primeiros sintomas indicativos da doença.
Publicidade
“Têm direito ao tratamento com a Nitazoxanida as pessoas acima de 40 anos com comorbidades – doenças que podem agravar o quadro da covid-19, e os pacientes que fazem parte do grupo de risco para a doença, principalmente idosos e pessoas com doenças crônicas”, avisou, explicando que, caso haja indicação para o tratamento, o paciente será encaminhado para um dos cinco Centros de Triagem.
Os polos para atendimento de casos suspeitos da covid-19 em Volta Redonda são as Unidades Básicas de Saúde dos bairros 249, São João, Vila Mury e Volta Grande, que ficam abertas das 8h às 22h, além do Centro de Doenças Respiratórias (CDR), que funciona no Estádio Raulino de Oliveira, das 8h às 19h.
Publicidade
A moradora do bairro Jardim Primavera, Elizabeth de Sousa Leite, de 72 anos, fez o tratamento com Nitazoxanida.
“Segui todas as orientações e procurei atendimento assim que senti os primeiros sintomas. Comecei a tomar o medicamento e a melhora foi gradativa até me recuperar totalmente. Tem menos de um mês e já retomei as atividades do dia a dia”, disse.
Publicidade
O técnico de Segurança no Trabalho, Renato dos Santos, também já retornou ao trabalho, menos de um mês após o tratamento contra covid-19. No dia 15 de julho, o morador da Vila Mury, de 61 anos, começou a tomar o medicamento.
“Para mim funcionou muito bem. Os sintomas não evoluíram e logo passaram. Tomei os cuidados para não passar para outras pessoas, mas passei bem pela doença”, contou.
Publicidade
Outro morador que utilizou o medicamento foi José Carlos Moreira, que reside no bairro Belo Horizonte e tem 77 anos.
“Fiquei muito preocupado por conta da idade, mas tive apoio dos familiares para procurar logo o tratamento e a doença nem chegou a avançar. Logo fiquei bem”, comemorou.
Publicidade
Volta Redonda tem sucesso com tratamento precoce da covid-19 em 125 pacientes - Secom/VR
 
Publicidade
 
De acordo com o diretor do departamento de Assistência Farmacêutica, Alan Sombra, o paciente que apresenta sintomas suspeitos para a covid-19 e se encaixa nos critérios para receber o tratamento inicia de imediato a administração da Nitazoxanida.
Publicidade
“Eles fazem a coleta de swab para fazer o teste para a doença, mas antes mesmo da chegada do resultado iniciam o tratamento. A farmacêutica do Consultório Farmacêutico Municipal faz o primeiro contato de avaliação”, explicou.
Segundo o prefeito Samuca Silva, Volta Redonda saiu na frente mais uma vez, adotando o tratamento com a Nitazoxanida para casos leves da covid-19.
Publicidade
“Talvez o município seja o único do país a ter esse protocolo regulamentado. Certamente fomos o primeiro”, falou, comemorando o sucesso da parceria com a UFRJ, por meio do infectologista Dr. Edimilson Migowski, que garantiu a segurança do medicamento.
“A eficácia da Nitazoxanida em mais de cem pacientes em Volta Redonda ajuda a atingir o objetivo de manter a capacidade de leitos para internação para casos graves da doença”, disse Samuca.
Publicidade
O prefeito ainda lembrou que o tratamento não deve substituir o isolamento social, o uso de máscara e a higienização das mãos como forma de prevenção.
“Apesar do novo tratamento apresentar resultados positivos, ainda pedimos para a população manter as medidas de proteção: evitando aglomeração, usando máscaras e higienizando as mãos”.