Volta Redonda retoma oficinas de capacitação e inclusão produtiva
Volta Redonda retoma oficinas de capacitação e inclusão produtivaDivulgação
Por O Dia
Volta Redonda - A Secretaria Municipal de Ação Comunitária (SMAC) de Volta Redonda irá retomar as oficinas de capacitação e inclusão produtiva nos 13 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) que já estão funcionando na cidade e nos equipamentos da rede de proteção do município como o Centro Pop, Albergue Municipal Seu Nadim, entre outros.
O objetivo é oferecer capacitação e qualificação profissional para a população, e consequentemente, inserir novos profissionais no mercado de trabalho. Os instrutores participaram de uma reunião, na última segunda-feira, dia 26, com o secretário Municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, para alinhar os trabalhos.
Publicidade
“Essas oficinas são muito importantes, principalmente nesse momento de pandemia onde sabemos que muitas pessoas perderam os seus empregos. A princípio, os cursos vão funcionar nesses espaços que já foram abertos e serão ampliados para os outros CRAS, assim que forem inaugurados. Queremos atender o maior número de pessoas possível, adotando todas as medidas de segurança ao combate a covid-19”, destacou Munir.
Os cursos irão começar na próxima semana e terão atividades voltadas para diversas áreas como: culinária, artesanato, costumização de roupas e móveis, manicure, cabeleireiro, barbeiro, corte e costura, entre outros. As aulas serão realizadas de duas a três vezes por semana, dependendo do curso escolhido.
Publicidade
Ainda segundo a SMAC, como medida de segurança e para garantir o distanciamento, o número de alunos que normalmente seria de 20 a 30 pessoas, será reduzido pela metade.
Embora as oficinas sejam abertas para toda a população, a prioridade de vagas são para os usuários da Assistência Social do município, como mulheres que sofrem violência, egressos de presídios e adolescentes com medidas socioeducativas ou que estão em busca do primeiro emprego.
Publicidade
Os primeiros bairros beneficiados com a iniciativa são: Retiro, Siderlândia, Vila Brasília, Voldac, Dom Bosco, São Sebastião, Água Limpa, Três Poços, Monte Castelo, Roma II, Rústico, São Carlos e Vila Americana.
O secretário destacou que esse trabalho é de inclusão produtiva, ou seja, é uma ação em que a pessoa vai aprender algo novo ou está com tempo ocioso e quer melhorar e aperfeiçoar seus conhecimentos na busca do primeiro emprego ou para se manter no mercado de trabalho.
Publicidade
“Durante as oficinas serão oferecidas ações de empreendedorismo e estimuladas à produção em grupo, facilitando a venda dos produtos produzidos”, afirmou Munir.