Por O Dia
Volta Redonda  - Nesta quinta-feira, dia 27, em todo o país será realizado o Dia Livre de Impostos (DLI), criado para demonstrar a insatisfação com a alta carga tributária do Brasil. Neste dia, as empresas que aderirem à campanha, vão comercializar algum produto sem cobrar os impostos dos consumidores.
No site www.dialivredeimpostos.com.br, as pessoas podem conhecer quais são as lojas participantes em Volta Redonda. É só escolher o estado e a cidade, que vai aparecer a relação das empresas que aderiram à campanha e vão comercializar os produtos com o valor sem imposto para o consumidor.

Segundo explicou o presidente da CDL Jovem de Volta Redonda, Leandro Noel, somente os consumidores vão pagar a menos, referente ao desconto do imposto.
Publicidade
“As empresas não estarão isentas de recolher esses tributos, porém, quem comprar terá os valores descontados em suas compras. Nós, da CDL Jovem de Volta Redonda buscamos a divulgação da campanha para que cada vez mais pessoas tenham consciência desta carga tributária abusiva. O Brasil tem uma das maiores cargas tributárias do mundo, o que limita o poder de consumo, atrasa o desenvolvimento econômico e ainda dificulta a geração de emprego”, afirmou Noel.
Com o objetivo de evitar aglomeração por conta da pandemia de covid-19, a campanha será realizada incentivando as compras por delivery.
Publicidade
“Escolhemos um foco maior nessa opção para movimentarmos o comércio de forma segura, evitando filas ou aglomerações, porque esses descontos atraem muitos consumidores”, comentou.
O símbolo da campanha é um dinossauro, conhecido como Impostossauro, que faz sucesso, representando a carga tributária que consome boa parte do PIB (Produto Interno Bruto) do país, ou seja, 32% da soma de todos os bens produzidos em território nacional.

"É só acompanhar a CDL de Volta Redonda nas redes sociais para ver o que os dinos irão aprontar e conferir os detalhes da campanha", disse Leandro.
Publicidade
A campanha do DLI, segundo a CDL, além de conscientizar é também uma forma de reivindicar urgência na realização da reforma tributária no país.
"Se somarmos todos os impostos pagos em um ano, é como se todo o dinheiro movimentado em quatro ou cinco meses fosse destinado exclusivamente ao pagamento de impostos. Quem paga essa conta, o consumidor final, muitas vezes nem sabe que é ele que está pagando esses impostos. Por isso o DLI é uma das ações mais importantes da CDL Jovem", afirmou Noel.