Últimos dados mostram que a ETE atingiu a marca de 17 bilhões, 814 milhões e 539 mil litros de esgoto tratado
Últimos dados mostram que a ETE atingiu a marca de 17 bilhões, 814 milhões e 539 mil litros de esgoto tratadoGeraldo Gonçalves
Por O Dia
Volta Redonda - A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Gil Portugal na Avenida dos Trabalhadores em Volta Redonda possui a capacidade de tratar 140 litros de esgoto por segundo, totalizando 12 milhões de litro/dia. Os últimos dados mostram que a ETE atingiu a marca de 17 bilhões, 814 milhões e 539 mil litros de esgoto tratado, com significativa contribuição ao meio ambiente, na limpeza das águas do Paraíba.
O diretor-executivo do Saae-VR, Paulo Cezar de Souza, lembra que a técnica utilizada – com tratamento aeróbio e anaeróbio – retira cerca de 95% da carga orgânica da água, que é devolvida quase cristalina aos Córrego Brandão e, consequentemente, deságua no Rio Paraíba do Sul.
Publicidade
“É uma carga enorme de esgoto que deixou de ser despejado in natura nos córregos Brandão, Secades, Cachoeirinha e Cafuá, que fazem parte da bacia hidrográfica que corta os bairros atendidos pela ETE Gil Portugal. Isso mostra o comprometimento da Prefeitura de Volta Redonda com a preservação do meio ambiente”, falou Paulo Cezar.
A ETE que foi inaugurada há mais de seis anos com verbas do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam) do governo estadual atende diretamente a 21 bairros de Volta Redonda, mas beneficia toda a cidade e ainda os municípios cortados pelo Rio Paraíba do Sul em geral. A estação homenageia (em memória) o engenheiro Gil Portugal Filho, que durante anos trabalhou na área ambiental da Companhia Siderúrgica Nacional.
Publicidade
Com mais oito estações menores em funcionamento na cidade, a ETE Gil Portugal, é responsável pelo tratamento de cerca de 42% de todo o esgoto do município. As demais estações em atividade são ETE Ronaldo Gonçalves (Santa Cruz), ETE Eng. Silvino Streva (Parque das Garças), ETE Volta Grande IV (bairro Santo Agostinho), ETE Padre Josimo (bairro Padre Josimo), ETE Adriano Inácio (Loteamento Parque do Contorno), ETE Vila Rica I (Loteamento Vila Rica), ETE João Ribeiro (São Sebastião).
A construção das ETEs Três Poços e Vale Verde são os novos projetos do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), que estão aguardando recursos para a execução, ampliando assim a capacidade do município de tratamento dos esgotos.