Programa Revi-VER tem continuidade neste sábado, dia 10, em Volta RedondaDivulgação

Por O Dia
Volta Redonda - O programa Revi-VER da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda continua com os atendimentos e revisão de cirurgias de catarata neste sábado, dia 10. Desde o início da manhã de hoje, várias pessoas estão na Ilha São para receber o atendimento. Os pacientes passam por revisão das operações e outros foram chamados para se prepararem para os procedimentos para a cirurgia, que serão realizadas ao longo da próxima semana.
Os procedimentos acontecem no pavilhão da Ilha São João, onde está estacionado um veículo adaptado que funciona como um centro cirúrgico oftalmológico móvel. No caminhão ocorrem os atendimentos, incluindo os exames pré-operatórios. 
Publicidade
Durante esta semana foram realizadas cerca de 300 cirurgias. A meta nesta primeira fase do projeto é realizar 600 cirurgias. Ao todo, a previsão é que 4,5 mil procedimentos sejam feitos até o final do projeto. Segundo a SMS, o diferencial da iniciativa do governo municipal é que além da cirurgia, os pacientes fazem exames pré-operatórios e são acompanhados após a intervenção cirúrgica.
“O projeto Revi-VER vai acompanhar todos os pacientes na recuperação da visão. Esse programa também contribuirá para reorganizar a rede municipal. É um passo para conseguir atender a outras demandas cirúrgicas que estão com fila. As cirurgias de catarata é a nossa maior emergência, pois as pessoas que estavam na fila de espera corriam risco de perder completamente a visão”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha.
Publicidade
O prefeito Antonio Francisco Neto disse que a intenção é zerar a fila de espera para a cirurgia de catarata. "Depois de muitos anos que não se operava ninguém de catarata, nós voltamos a fazer a cirurgia e queremos zerar esta fila de espera. Quero agradecer a todos que estão sendo incansáveis para prestar o melhor atendimento à população e farão com que estas pessoas voltem a enxergar. A equipe está trabalhando todos os dias, inclusive neste sábado", disse o prefeito.
Neto ainda lembrou que o programa recebeu a visita de técnicos do Cremerj esta semana para fiscalizar o projeto. "Houve uma denúncia sobre o serviço e eles viram que tudo que está sendo feito aqui é de primeira qualidade. Nós temos um controle de tudo e a nossa situação é muito boa", garantiu o prefeito.
Publicidade
O prefeito ainda esclareceu que o valor pago pelo município para a empresa contratada para cada cirurgia, que fornece ainda o colírio para ajudar na cicatrização da cirurgia e o óculos, que é um tampão pós-cirúrgico, tem um custo de R$ 829,00. "Uma cirurgia desta hoje no particular custa, em média, R$ 5 mil e estamos pagando um valor bem abaixo e justo. Isso é um gol de placa na saúde de Volta Redonda", falou o prefeito.