Volta Redonda - Na primeira semana de agosto acontecerá a segunda edição anual da campanha “Universitário Sangue Bom” em Volta Redonda. Organizada pela Coordenadoria Municipal de Juventude (CoorJuv), em parceria com atléticas, diretórios e centros acadêmicos, a campanha quer mobilizar os estudantes a se tornarem doadores periódicos.
As doações serão realizadas no Hemonúcleo de Volta Redonda, que funciona no Hospital São João Batista (HSJB). A coordenadora de Juventude de Volta Redonda, Larissa Garcez, contou que a campanha está no calendário oficial do órgão que prevê duas edições ao ano.
Ainda segundo a coordenadora, as doações serão agendadas entre os dias 02 e 06 de agosto, com a possibilidade de prorrogação por mais uma semana, dependendo do número de voluntários cadastrados.
Publicidade
“Por conta das medidas de prevenção à covid-19, os grupos serão compostos por, no máximo, dez pessoas”, afirmou Larissa.
A Guarda Municipal de Volta Redonda também é parceira da ação e garante o transporte para os universitários que querem participar da campanha. Segundo o calendário estabelecido com o hemonúcleo, com data e horário marcados, o transporte vai sair de três pontos de encontro espalhados previamente combinados com os estudantes.
Publicidade
Requisitos para doação de sangue - Estar em boas condições de saúde; - Ter entre 16 e 69 anos. Pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue alguma vez antes dessa idade; - Pesar no mínimo 50kg; - Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); - Estar alimentado (evite alimentos gordurosos ou aguarde até duas horas para doar); - Apresentar documento original com foto, que permita o reconhecimento do candidato, emitido por órgão oficial.
Impeditivos temporários - Se foi vacinado com a Coronavac: aguardar 2 dias. - Se foi vacinado com a vacina de Oxford AstraZeneca, Pfizer ou Janssen: aguardar 7 dias.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.