Equipe do MEP visita Centro de Educação Ambiental em VRDivulgação

Volta Redonda - Integrantes do Movimento Ética na Política de Volta Redonda (MEP-VR) visitaram o Centro de Educação Ambiental Dr. Catador, localizado no Clube dos Funcionários (CF-CSN). O encontro foi articulado pelo estudante de biologia (UNIFOA), ligado ao Grupo de Trabalho de Biodiversidade da Equipe Ambiental do MEP, Clener Espírito Santo de Castro.
A equipe foi recebida pelo idealizador e coordenador da entidade, professor Roberto Guião (UNIFOA), doutor em resíduos sólidos. Guião recebeu a equipe e apresentou detalhes do trabalho de compostagem e pequeno biodigestor, no contexto de visão e prática socioambiental do CFCSN e outros parceiros.
Publicidade
“Iniciamos o trabalho de compostagem em 2018, e hoje compostamos 10 mil kg /mês de resíduos, oriundos da cozinha do Clube, residências, restaurantes e refeitórios de empresas parceiras. O resultado final do trabalho oportuniza evitar que tal quantidade chegue ao aterro sanitário, também a comercialização e doação de adubo orgânico, como forma de manutenção da ‘mini usina de compostagem’”, explicou.
Guião também mostrou todo processo de compostagem em detalhe e destacou o viés socioeducacional que o local oferece.
Publicidade
“Nosso processo está dotado de todos parâmetros técnicos de compostagem, inclusive na captação do pouquíssimo chorume gerado, com devolução da água para reuso. Outro elemento importante tem sido o contato com os sócios, com a comunidade, com empresas e escolas no trabalho de educação ambiental”, disse Guião.
Equipe do MEP visita Centro de Educação Ambiental em VR - Divulgação
Equipe do MEP visita Centro de Educação Ambiental em VRDivulgação
Publicidade
O professor ainda comentou sobre a ampla adoção popular das práticas de compostagem comunitária.
“Já estamos prestando assessoria à diferentes grupos e instituições, em especial às escolas que nos visitam para que criem em seus espaços a compostagem. A compostagem tem ganhado também o espaço público, a exemplo da cidade de Florianópolis, onde a câmara dos vereadores aprovou uma lei que proíbe o envio de resíduos orgânicos para aterros sanitários, resultado da ampla adoção popular das práticas de compostagem comunitária”, contou.
Publicidade
Ao final da visita, o professor Guião revelou que os secretários de Meio Ambiente e Educação de Barra Mansa irão visitar o local, e que também já existem tratativas entre Prefeitura de Volta Redonda e a UFF (Universidade Federal Fluminense), para através de um convênio, disponibilizar um triturador para apoio às pesquisas no local.
“Agradeço a visita do MEP, estamos no mesmo caminho. Outra, já temos convênio firmado com o UNIFOA, UFF e estamos finalizando com a UFRRJ, para estágios, trabalhos de TCC’s, dissertações acadêmicas e possibilidade de trabalho voluntário”, falou Guião olhando para o aluno Clener e apontando para um dos estagiários da UFRRJ, em seu experimento de iniciação cientifica.
Publicidade
O mestre em biologia Michel Bastos, acadêmica de Engenharia Ambiental, Sabrina Pires Arantes e José Nogueira, ligado à Pastoral da Saúde, acompanharam a visita.
“Impressionou-me a rede que cresce com fluxo de informações possibilitando, assim a ampliação e potencialização de novas atitudes nas pessoas e nas instituições”, comentou o professor Michel, que também é subcoordenador da equipe ambiental do MEP, no término da visita.
Publicidade
Interessados podem conferir os detalhes sobre o trabalho desenvolvido no local acessando o site https://www.drcatador.com .