A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) está liderando junto com 12 empresas a tecnologia Open Delivery, que possui um investimento de cerca de R$ 3 milhões. O objetivo é padronizar a administração e o compartilhamento de informações de empresas do setor que trabalham com vendas pela internet.
Por conta da pandemia, os estabelecimentos de alimentação fora do lar tiveram que aperfeiçoar os seus serviços de vendas online e entregas e o Open Delivery, que já está na sua fase final de testes possibilitará ter em uma base informações como: cardápios, preços, promoções e formas de pagamentos.
De acordo com a Abrasel, esta padronização de dados permitirá que os estabelecimentos administrem em uma única página todos os seus canais de delivery ou marketplace, gerando economia de tempo e tornando muito prático o processo de vendas online.
O Presidente da Regional Sul Fluminense da Abrasel, José Fardim comemorou o surgimento e avanços nos processos de implantação do Open Delivery e afirmou que os empresários do Sul Fluminense que aderirem a tecnologia rapidamente perceberão os benefícios das suas funcionalidades.
“Sem dúvida alguma o Open Delivery dará mais dinâmica e tornará muito mais organizada a forma que os estabelecimentos de alimentação fora do lar administram as suas vendas através da internet, além disto, todos terão a oportunidade fazer melhores negociações de taxas junto as empresas que prestam este tipo de serviço, porque a tendência é que novas empresas de comércio eletrônico irão aderir a tecnologia. Na nossa região é crescente a quantidade de estabelecimentos que fazem as suas vendas pela internet e esta tecnologia será altamente benéfica para todos”, afirmou José Fardim.
O Open Delivery, também abrirá ainda mais o mercado para a livre concorrência, permitindo a entrada de novas empresas e proporcionará aos estabelecimentos a possibilidade de fazerem melhores negociações com empresas de entregas, marketplace, tecnologia e pagamentos, que são players fundamentais neste formato de comercialização de produtos.
O serviço é uma linguagem que padroniza os sistemas de delivery e está disponível gratuitamente na internet. Os estabelecimentos que tiverem o interesse em aderir ao Open Delivery deverão solicitar as empresas que os atendem na área de software, aplicativos ou das adquirentes implementem a tecnologia, como explicou o conselheiro de administração nacional da Abrasel, Célio Salles.
“Os restaurantes que tiverem acesso à padronização vão distribuir o cardápio pelo sistema e receber todos os pedidos em um lugar só, de forma padronizada. Não é um aplicativo, uma plataforma, um sistema e, portanto, não faz o contato do restaurante com o cliente. O Open Delivery, por ser uma tecnologia, é invisível, mas ao padronizar protocolos, permite mais segurança e conforto aos envolvidos, afirmou.
De acordo com Salles o consumidor também será beneficiado, por conta do surgimento de novas opções de apps que irão aderir ao Open Delivery.
“O cliente terá mais opções de aplicativos para comprar a sua comida ou o seu restaurante preferido. Além disso, as taxas que os aplicativos cobram variam muito, mas obviamente que se o líder de mercado cobra mais alto, o cara que está chegando agora cobra mais barato. O cliente será beneficiado por mais opção de escolha em aplicativos e eventualmente pode envolver agilidade”, disse.
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