Volta Redonda - Neste fim de semana durante o plantão de vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda amplia a 4ª dose da vacina contra a covid-19 para pessoas com diabetes e moradores com obesidade grau 3.
A aplicação do reforço será destinada para a população, acima de 18 anos, que tenha tomado a terceira dose há pelo menos 4 meses. A vacinação ocorrerá nos shoppings Sider e Park Sul ou na UBSF Vila Mury.
No sábado, no Sider, as doses serão aplicadas das 9h às 20h, e no domingo, das 14h às 20h. No shopping Park Sul, sábado e domingo, o horário é das 10h às 20h.
Já na UBSF Vila Mury, o atendimento é das 08h às 18h30, o local disponibiliza também testes para diagnóstico da doença as pessoas com sintomas gripais leves (sintomáticas), sem agendamento.
Os idosos de 70 anos ou mais, e pessoas acima de 18 anos com diabetes, imunossupressão ou obesidade grau 3 devem receber a dose adicional de reforço, em qualquer uma das unidades básicas de saúde (UBSs e UBSFs), das 08h às 16h, de segunda a sexta-feira. Sendo que os seguintes postos funcionam com horário estendido, até as 18h30: 249, Siderlândia, Jardim Paraíba, São Geraldo, Vila Rica/Tiradentes, Açude 1, Vila Mury, Santa Cruz, Santo Agostinho e Volta Grande.
A SMS ressaltou que pessoas com diabetes ou obesidade se tornam mais vulneráveis às complicações da covid-19, caso sejam infectadas. Segundo o coordenador da Vigilância em Saúde de Volta Redonda, o médico sanitarista Carlos Vasconcellos, esses grupos ainda não haviam sido contemplados na classificação de pessoas imunossuprimidas.
“Há pessoas desses grupos que, apesar de serem condições que propiciam risco de menor imunidade, não foram incluídas na vacinação com a quarta dose. Por isso, a secretaria de Saúde de Volta Redonda ampliará a dose para esta parcela da população garantindo uma maior proteção contra a doença”, disse acrescentando que as vacinas a serem utilizadas serão as disponíveis nas unidades, salvo contraindicações específicas.
Durante o plantão de vacinação as crianças, adultos e idosos também serão atendidos:
Infantil:
1ª dose - Crianças de 5 a 11 anos estão recebendo a 1ª dose da vacina pediátrica contra a Covid-19;
2ª dose - Crianças vacinadas com a primeira dose da CoronaVac há 28 dias ou mais; e crianças vacinadas com a primeira dose da Pfizer até 28/01/2022.
Adulto:
1ª dose - Para quem não se vacinou, acima de 12 anos;
2ª dose - Para quem tomou a 1ª dose com mais de 21 dias, acima de 12 anos;
Segunda dose da Janssen após 2 meses da dose única;
3ª dose - Para pessoas acima de 18 anos que receberam a segunda dose até 23/12/2021;
4ª dose - Idosos de 70 anos ou mais e pessoas acima de 18 anos com imunossupressão, diabetes ou obesidade grau 3, que tenham recebido a 3ª dose até 23/11/2021.
Os documentos necessários para vacinação infantil são caderneta de vacinas, cartão SUS ou CPF. As crianças de 5 a 11 anos deverão estar acompanhadas dos pais ou responsável legal. No caso dos adultos, é preciso apresentar cartão de vacinação Covid, CPF ou cartão SUS.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.