Durante todo o dia, uma equipe distribuiu material educativo e tirou dúvidas das pessoas com relação ao Transtorno do Espectro AutistaDivulgação

Volta Redonda - Uma ação em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi realizada no último sábado, dia 2, em Volta Redonda. A atividade aconteceu através da secretaria municipal da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Associação Autismo em Rede (ArFloreSer) de Volta Redonda.
Um equipe esteve no segundo piso do Sider Shopping, na Vila Santa Cecília, e distribuiu material educativo e tirou dúvidas das pessoas com relação ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi estabelecido pela organização das Nações Unidas e amparada no Brasil pela lei 13.652, de 2018, para explicar à sociedade sobre as características únicas das pessoas diagnosticadas com algum grau do transtorno do Espectro Autista (TEA) e busca normalizar a neurodiversidade, ou seja, o reconhecimento de que o funcionamento cerebral de algumas pessoas é diferente do considerado típico.
De acordo com o secretario municipal da Pessoa com Deficiência, Pastor Washington Uchôa, é preciso conscientizar a população com o objetivo de reduzir a discriminação e o preconceito.
“Entendemos que a conscientização é parte da luta pelo respeito, por isso fizemos, junto com a ArFloreSer esse trabalho relevante de conscientização e de respeito às pessoas com Autismo. A conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista é fundamental para promover a inclusão”, falou o secretário.
A presidente da Associação Autismo em Rede Volta Redonda (ArFloreSer), Eliane Paixão, comentou sobre a parceria com o governo municipal.
“A prefeitura tem diversos trabalhos para crianças e adultos autistas e por isso procuramos o secretario municipal da Pessoa com Deficiência pedindo um apoio para a associação começar a conscientização, distribuindo esse material educativo. Durante todo o dia falamos com as pessoas o que é o autismo, quais os sinais que uma criança apresenta quando nasce, e tiramos várias dúvidas”, falou Eliane Paixão.