Central de Atendimento Único (CAU) funciona na Ilha São João, em VRDivulgação

Volta Redonda - A Central de Atendimento Único (CAU) que fica na Ilha São João, em Volta Redonda realizou 5.393 atendimentos telefônicos no mês de março. O destaque foi para a Guarda Municipal (GMVR) com 923 pedidos, seguida da Polícia Militar com 849 solicitações, Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil somou 47, Polícia Civil com 29 solicitações, agendamento Dívida Ativa total de 96 e SMA Suporte Detel com 89 pedidos.
Os moradores utilizam o atendimento da CAU para requerer serviços de manutenção e também de segurança pública, como: estacionamento irregular (394); disparo de alarme (239); iluminação pública (177); veículo com som alto e perturbação do sossego (71); ameaça (54); fiscalização ambiental (38); maus tratos a animais (34); entulho na calçada/via pública (33) e reposição de bueiro (12).
A CAU oferece atendimento através dos números: 153 (Guarda Municipal) 156 (PMVR); 199 (Defesa Civil); 190 (Polícia Militar) e 197 (Polícia Civil). A coordenadora do órgão, Sâmea Borges, disse que atualmente, 15 funcionários trabalham no atendimento 24 por dia.
“A CAU é um canal de aproximação entre a população e o poder público, com o objetivo de atender a pessoas que necessitam de diversos tipos de serviços, principalmente de urgência e emergência, bem como de manutenção da cidade”, falou.
O Secretário Municipal de Ordem Pública (Semop), tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, explicou a função da Central de Atendimento.
“A CAU tem servido ao propósito de sua criação, principalmente por desafogar todos os setores, otimizando os recursos e atendendo de forma profissional, passando a ser o alicerce do desenvolvimento da segurança pública no campo de atuação. Se a mensagem não estiver correta, o agente de segurança não conseguirá chegar à ocorrência para buscar a solução”, destacou o secretário.