"Pesque e Não Pague" é opção de lazer às segundas-feiras no Zoo-VR Divulgação

Volta Redonda - O projeto “Pesque e Não Pague” é realizado no Zoológico de Volta Redonda, todas as segundas-feiras (dia em que o local está fechado para visitas). A atividade acontece das 7h às 17h, e é destinada para moradores maiores de 60 anos e aposentados cadastrados no programa.
O lago do Zoo-VR foi abastecido com mais de 300 quilos de tilápia, vindos de um produtor de Ipiabas, distrito de Barra do Piraí. Na semana passada, cerca de 150 pessoas participaram, entre elas, o aposentado Brás Alves Peixoto, de 69 anos, morador do bairro Vila Rica.
“Estou gostando. É um momento de relaxamento e descontração que serve para iniciar a semana com tranquilidade. E ainda podemos levar para casa o peixe que pescamos. É perfeito”, opinou Brás que estava pela primeira vez na pescaria do local.
"Pesque e Não Pague" é opção de lazer às segundas-feiras no Zoo-VR - Divulgação
"Pesque e Não Pague" é opção de lazer às segundas-feiras no Zoo-VRDivulgação
Já a moradora do bairro Três Poços, Roseli Duarte Cupertino, disse que não perde um dia de pescaria desde que o projeto retornou, em fevereiro deste ano.
“Eu venho sempre com o meu esposo. Os momentos que passamos aqui são muito bons. As pessoas são educadas e acabamos fazendo novos amigos. Sem contar essa paisagem maravilhosa que nos transmite muita paz. Eu adoro vir aqui”, falou Roseli.
Recentemente, o local onde a pescaria acontece também foi reformado e ganhou assentos adequados para a prática, priorizando boa postura e bem-estar dos pescadores. A previsão é que o lago seja abastecido com mais duas remessas de peixes ainda este ano.
Segundo o diretor do Zoológico Municipal, o biólogo Jadiel Teixeira, o ‘Pesque e Não Pague’, além de gratuito, é uma atividade segura em um espaço tranquilo.
“Esse projeto é importante, pois permite que o Zoológico Municipal abra suas possibilidades. Não é só uma área de educação para quem faz as atividades durante a semana, nem só de lazer para as crianças, mas também um espaço que traz a terceira idade para participar de um programa tão importante que permitem que eles possam sair de casa e aproveitar o dia”, citou Jadiel.
"Pesque e Não Pague" é opção de lazer às segundas-feiras no Zoo-VR  - Divulgação
"Pesque e Não Pague" é opção de lazer às segundas-feiras no Zoo-VR Divulgação
De acordo com os dados do Zoo, atualmente, 250 pessoas estão cadastradas no “Pesque e Não Pague” e aptas a frequentar o zoológico às segundas-feiras. O cadastro é realizado na sede administrativa do Zoológico Municipal, na Rua 93-C, nº 1.171, Vila Santa Cecília, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Os documentos necessários são: comprovantes de identidade e residência. Os participantes ganham camisas e bonés do projeto.
Conforme informou a direção, o “Pesque e Não Pague” foi criado durante o segundo mandato do governo do prefeito Antonio Francisco Neto. É uma atividade segura para idosos durante a pandemia e ainda ajuda na complementação da alimentação familiar, contribuindo também para a qualidade de vida dos participantes. Cada pescador cadastrado pode levar até cinco peixes para casa, sem pagar nada por isso.