Espaço recebeu visitantes pela primeira vez após a revitalização com contação de históriasGeraldo Gonçalves

Volta Redonda - Após revitalização, o anfiteatro "Arca do Saber", no Zoológico Municipal de Volta Redonda, foi reaberto neste domingo, dia 17, aniversário da cidade. As ações no espaço são da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e têm apoio da CDL-VR (Câmara de Dirigentes Lojistas), Fundação CSN (FCSN) e Teatro Gacemss.
Os visitantes acompanharam diversas atrações, entre elas as peças: "Meu Avô Me Contou", que aborda a história de Volta Redonda - como foi surgiu a cidade e por quem foi criada, Cia Arte em Cena "No Bosque da Mel", com Isabela Oliveira e a contação de história "Pluft" (Adaptação do Pluft, o Fantasminha), com Milena Barbosa e Bruno Andrade, da Cia Ribalta.
O contador de histórias da SMC, Ancelmo Tavares, comentou sobre a contação de histórias da qual participou.
"Estamos contando a história de Volta Redonda, o nome é "Meu avô me contou". Nela a gente fala como começou Volta Redonda, as características, como veio a população, os pontos turísticos da cidade, mas tudo em um tom bem legal e engraçado. Voltar com a 'Arca do Saber' é uma oportunidade maravilhosa para a expressão da arte. Porque as pessoas podem não só passear no Zoológico para ver os animais, mas precisam também conhecem as culturas; as músicas, as histórias", contou ele, lembrando que Volta Redonda também recebe moradores de várias cidades.
Segundo a diretora teatral da Cia Arte em Cena, Stael de Oliveira, a retomada da Arca do Saber promove a cultura popular.
“Voltar com a ‘Arca do Saber’ é a possibilidade de mais um espaço de estarmos ocupando. Isso é muito importante e fomenta a cultura popular. Democratiza a cultura. Vale muito a pena investir na reinauguração e divulgação dos eventos que aqui acontecerem”, falou a diretora.
A secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, esteve neste domingo no Zoológico de Volta Redonda. Ela foi acompanhada pelo secretário municipal de Cultura, Anderson de Souza. Segundo ele, a intenção foi apresentar as instalações do Zoo, que, em breve, pode receber investimentos do Estado.
“A secretária visitou pela primeira vez o Zoo e vamos pensar juntos uma possibilidade para transformar o espaço em um Zoo Cultural, desenvolvendo atividades artísticas e de fomento da arte e cultura em nosso município”, esclareceu Anderson de Souza.