Mês da Juventude conta com mais de 50 atividades durante agostoDivulgação/ Secom PMVR
As novidades foram apresentadas durante a programação especial montada para comemorar o primeiro ano do Centro Oportunizar, o quiosque na Vila Santa Cecília voltado para adolescentes e jovens adultos entre 15 e 29 anos. O espaço tem o objetivo de auxiliar na conquista do primeiro emprego ou estágio, além da inserção no Programa Jovem Aprendiz.
De acordo com a coordenadora municipal da Juventude, Larissa Garcez, o projeto “Semeando Juventudes” terá como público-alvo estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio - regular ou EJA (Ensino de Jovens e Adultos) - da rede pública. Já o “Semeando Liberdade” será direcionado para os jovens em cumprimento de medidas socioeducativas no Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas) e Criaad (Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente).
“Serão realizadas ações de capacitação, promovidas por estudantes extensionistas que serão selecionados através de edital. A democratização do acesso à informação e aos mecanismos de funcionamento dos três eixos - Ensino Superior, mercado de trabalho e empreendorismo - é de suma importância para auxiliar na redução das desigualdades”, disse a coordenadora.
A estudante Giovana Maia, de 17 anos, foi ao local para fazer a Carteira de Trabalho e também o seu currículo. “Uma experiência muito boa e que pode me dar muita chance no futuro. No momento, estou procurando uma vaga de Jovem Aprendiz e conseguiram tirar todas as minhas dúvidas sobre a Lei de Aprendizagem. Foi tudo muito rápido”, disse.
Quem também esteve no Centro Oportunizar foi o estudante Thauan da Silva, de 16 anos. “Vim pela primeira vez conhecer o espaço e gostei bastante. O atendimento é muito bom, rápido e consegui montar o meu currículo. No momento posso dizer que estou focando em tudo, Jovem Aprendiz ou um emprego mesmo, para ir adquirindo experiência, independentemente de qualquer coisa”, afirmou.
Serão realizadas ainda as palestras “Ciência e Arte”, na segunda-feira (15), às 15h, na Biblioteca Municipal, na Vila Santa Cecília; e “Metaverso”, na terça-feira (16), às 9h, no Teatro do Colégio João XXIII, no Retiro.
Durante a semana, também terá a apresentação teatral “Juventudes”, marcada para segunda-feira (15), às 15h, no Memorial Zumbi, Vila Santa Cecília; uma roda de conversa sobre trabalho infantil no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) Verde Vale, na quarta-feira (17); e um encontro com a juventude religiosa, no sábado (20), às 17h, no térreo da Biblioteca Municipal, Vila Santa Cecília.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.