Entre os estandes espalhados pela praça estarão o Caminhão do Cabelo e a Brinquedolândia, da secretaria municipal de Ação Comunitária (Smac); doação de mudas, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA); posto de vacinação, da secretaria municipal de Saúde (SMS); posto de vacinação antirrábica, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ); e orientação sobre o mundo do trabalho, da coordenadoria municipal da Juventude (CoordJuv). A secretaria municipal de Esporte e Lazer (Smel) ficará responsável pelas atividades recreativas, juntamente com alunos do curso de Educação Física do UniFOA.
A universidade vai oferecer avaliação nutricional, com o curso de Nutrição; aferição de pressão arterial, com alunos de Enfermagem; os cursos de Administração, Publicidade e Propaganda e Design vão se unir na produção de currículos e cartão de visita; e os estudantes de Ciências Contábeis e Administração vão orientar sobre a abertura de empresas. O curso de Odontologia dará informações sobre a clínica odontológica e a população também vai conhecer mais sobre o Escritório da Cidadania.
O CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) vai dar orientações e fazer cadastro de currículos. E as defensorias públicas da União e do Estado do Rio também participam do evento para tirar dúvidas da população sobre os serviços prestados pela instituição.
A titular da Smac, Carla Duarte, lembrou que a ação foi proposta pelo UniFOA para divulgar os serviços prestados pela instituição à comunidade.
“Sabemos do potencial da universidade na oferta de serviços nas áreas da saúde, no setor jurídico e de favorecimento ao empreendedorismo. É papel do Poder Público viabilizar ações que garantam serviços gratuitos para a população”, disse a secretária, afirmando que o evento contará com estrutura similar ao “Mega Cidadania”, realizado no final de maio.
A coordenadora do setor de Eventos do UniFOA, Lara Pinheiro, reforçou que o evento foi pensado em memória do ex-presidente da Fundação Oswaldo Aranha (FOA), Dauro Peixoto Aragão, que morreu em fevereiro de 2021, e completaria 91 anos no dia 24 de agosto. “Dauro sempre teve um olhar voltado para o social, preocupado, principalmente, com as áreas da educação e saúde”, disse, acrescentando que a parceria com a prefeitura é fundamental para o sucesso do evento.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.