Fanfarra da Apae-VR participou da segunda fase do desfile cívico na Av. Paulo de FrontinCris Oliveira/Secom PMVR
De acordo com a Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR), mais de 20 mil pessoas prestigiaram o ato cívico. Pelo menos oito mil pessoas representando 26 instituições passaram pela Avenida. Também participaram do desfile representantes das secretarias municipais de Ação Comunitária (SMAC); Esporte e Lazer (SMEL); Fundação Beatriz Gama (FBG); Secretaria Municipal de Educação (SME), com todas as 39 escolas da rede; Fundação Educacional de Volta Redonda (FEVRE), com os cinco colégios, o projeto ‘Volta Redonda Cidade da Música’, a Academia da Vida e o Centro de Qualificação Profissional (CQP).
As comemorações foram iniciadas com o hasteamento de bandeiras, na Praça Sávio Gama, em frente ao Palácio 17 de Julho – sede do governo municipal – com a presença do vice-prefeito de Volta Redonda, Sebastião Faria, diversos secretários municipais e demais autoridades. A secretária municipal de Esporte e Lazer, Rose Vilela, e o presidente do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda), Eduardo Prado, participaram do hasteamento das bandeiras.
Mesmo de férias, o prefeito Antônio Francisco Neto compareceu ao desfile. Durante o ato, foi respeitado um minuto de silêncio em homenagem ao ex-combatente da II Guerra Mundial, o tenente Francisco Leal, que faleceu no último dia 26, aos 100 anos. Ele iria participar das comemorações do Bicentenário da Independência.
O vice-prefeito, Sebastião Faria, em seu discurso, ressaltou a história do país e exaltou os brasileiros que lutam diariamente para construir um país melhor.
“Uma homenagem àqueles que lutaram e lutam diariamente para que o nosso país seja mais justo e mais igualitário. Volta Redonda tem uma importância histórica, nesta cidade foi implantada na década de 40 a Companhia Siderúrgica Nacional por Getúlio Vargas. Destaco também minha homenagem a Dom Pedro I e a Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes) e finalizo reafirmando que o desfile cívico é o momento de demonstrar nosso amor pelo Brasil, ao país que todos amamos e trabalhamos para que possa ser cada vez mais justo”, disse o vice-prefeito.
Cristina de Souza, moradora do bairro Mariana Torres, estava na plateia ansiosa para ver os netos desfilarem pela primeira vez. “Estou muito feliz, meus netos Maria Vitória e Thiago desfilam pela primeira vez e é muita emoção esperar por esse momento. Vou fotografar tudo para guardar de recordação. Eu gosto muito do desfile de 7 de setembro e sempre acompanhava meus filhos, agora é a vez dos netos”, comentou a moradora.
Outra avó que estava na plateia à espera da neta era Ivelize Gomes, moradora do bairro Jardim Paraíba. Ela citou a saudade que estava do desfile e a espera por esse momento.
“Minha neta Shopie também vai desfilar pela primeira vez, ela é aluna do projeto Bombeiro Mirim. Senti muita falta do desfile e que bom que retornou com essa energia maravilhosa, todos pacíficos e felizes celebrando a independência do Brasil”, disse.
A segunda fase foi formada pela APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), pela FBG e pelos estudantes da Rede Municipal de Ensino e Fevre. Na terceira fase, desfilaram Ordem Demolay/Filhas de Jó Internacional, a SMEL, com um grupo de Cosplayers, e a SMAC. A secretária municipal de Ação Comunitária, Carla Duarte, desfilou com a equipe.
“Fazer parte de uma festa democrática como essa é muito importante. E desfilar junto com a equipe da SMAC, que não mede esforços para avançar na política social de Volta Redonda, foi emocionante. Indescritível desfilar com uma equipe que confia no meu trabalho e que se dedica todos os dias para melhorar a qualidade de vida da população. O meu muito obrigada a todos os profissionais desta gigantesca SMAC.”, comentou a secretária.
A quarta fase trouxe os colégios estaduais e particulares, a Escola Técnica Pandiá Calógeras (ETPC) e a fanfarra dos ex-alunos da escola. Na fase de encerramento do desfile, o Clube de Antiguidades Automotivas Volta Redonda, o Jeep Clube, grupos de bicicletas, representantes do Kartódromo Municipal, o Falcões de Aço Moto Clube e o Clube Hípico de Volta Redonda percorreram a Avenida Paulo de Frontin.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.