Equipamentos foram fabricados sob medida para ajudar usuários a ter mais independência e qualidade de vidaCris Oliveira/Secom PMVR
Neste ano, 101 cadeiras foram entregues aos pacientes atendidos pelo Centro Especializado de Reabilitação, a maioria delas de rodas, mas também há as destinadas para banho. As entregas costumam emocionar a todos, como revelou a fisioterapeuta Viviana Restier. Ela destacou que o sentimento de muitos pacientes é o de gratidão, já que muitas vezes eles estão sem cadeiras, alguns com equipamentos emprestados ou não adaptados ao seu tamanho.
“É como um sapato apertado. E muitas vezes para o paciente adulto, uma nova cadeira é um encorajamento, porque isso vai facilitar o deslocamento, a independência dele. Já presenciei casos de pacientes que chegaram aqui com a autoestima baixa e saíram daqui fazendo planos: ‘Vai ser mais fácil para eu ir ao médico’, ‘Vou conseguir ir à escola’, ‘Será mais fácil eu sair de casa. Ir à igreja’. Realmente a cadeira é um facilitador de vida e eles ficam muito gratos”, resumiu Viviana.
Um dos beneficiados nesta terça-feira foi o pequeno Benjamin, de 7 anos. Acompanhado da mãe, a professora Gabriela Portugal, os moradores de Piraí vieram a Volta Redonda para receber uma cadeira de rodas feita sob medida para o menino. Ele tem síndrome de down e sofre de um atraso no desenvolvimento motor.
“Vai facilitar o deslocamento, porque estava difícil ficar carregando-o no colo, por conta do peso. Também vai facilitar para ele poder ficar sentado, mesmo dentro de casa, porque ele tem dificuldade; não anda e só senta sozinho. Como ele já está indo para a escola, usávamos uma cadeira de rodas emprestada, mas não era adequada para o tamanho dele e ele ficava até um pouco irritado no colo. Agora essa cadeira ficou no tamanho certinho e ele está bem adaptado”, disse Gabriela.
O morador do bairro Coqueiros, em Volta Redonda, Antônio Carlos Pintanguy, de 65 anos, faz uso da cadeira de rodas há cerca de três anos e recebeu uma nova. Ele elogiou o equipamento e o atendimento recebido no Centro Especializado de Reabilitação.
“É uma melhora grande. Tudo novinho é melhor. É uma cadeira que me parece segura, vem com um cinto e é mais estável. Vai ajudar a me locomover com maior segurança. Com a outra eu já havia até caído. É muito bom poder contar com este serviço aqui. Os profissionais são bons e muito amigos”, destacou Antônio Carlos, que estava acompanhado da esposa Rita.
“Este serviço é para deficientes, nós não atendemos pessoas em situação transitória. Os usuários são avaliados e só recebem o benefício ao se enquadrarem no perfil. Existia uma demanda em atraso muito grande, causada pela pandemia e também pela gestão do governo passado. Essas cadeiras que entregamos são de pedidos de 2019. Hoje não temos fila de espera, o que temos é uma demanda espontânea que chega e como o processo de compra não é rápido, os usuários acabam tendo que aguardar por um tempo. Mas no caso das cadeiras de rodas, chegamos a ter algumas para pronta entrega”, disse Vladimir. Outras informações sobre o serviço podem ser obtidas através do telefone: (24) 3337-1901.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.